Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Parnaíba: Alunos do LAMPLACE visitam Laboratório IPUB/UFRJ

Parnaíba: Alunos do LAMPLACE visitam Laboratório IPUB/UFRJ

Um grupo de doze alunos do Laboratório de Mapeamento e Plasticidade Cerebral (LAMPLACE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus Ministro Reis Velloso, em Parnaíba, juntamente com o Prof. Dr. Silmar Teixeira, visitaram o Laboratório de Mapeamento Cerebral e Integração Sensório Motora do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB - UFRJ).

Na ocasião, os alunos tiveram a oportunidade de somar conhecimentos com os colegas colaboradores do Rio de Janeiro, participando de um treinamento teórico-prático para o uso do sistema de Estimulação Magnética Transcraniana, sistema que estimula ou inibe áreas encefálicas específicas conforme sua modulação e necessidade do fisioterapeuta ou pesquisador.

Os discentes participaram também de uma aula sobre os princípios neurofisiológicos relacionados a percepção do tempo, técnica desenvolvida e direcionada para a Fisioterapia pelo Prof. Silmar, importante estudo para o futuro do tratamento de algumas doenças neurológicas. Treinaram ainda a colocação de eletrodos da eletroencefalografia (EEG), sistema já utilizado pelo docente em suas pesquisas na UFPI/CMRV.

Reforçaram seus aprendizados com aula teórica sobre as bandas de frequência da EEG e suas aplicações no campo da pesquisa acadêmica. O grupo do LAMPLACE contou com a participação da Prof.a Ms. Janaína Moraes, de Teresina, doutoranda que utiliza a EEG como recurso em seus estudos e da Fisioterapeuta Charlanne Oliveira, sua colaboradora de pesquisa.

O curso de Fisioterapia e o Campus Ministro Reis Velloso, agradecem a todos, Prof. Dr. Pedro Ribeiro, responsável pelo laboratório e pesquisador referência na área, Psicóloga, Prof.a Dra. Bruna Velasques, técnica Olga e Prof.a Fernanda Manaia, pela excelente oportunidade de compartilhamento de informações.