Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Alunos da UFPI realizam oficina de animação em Stop Motion

Alunos da UFPI realizam oficina de animação em Stop Motion

Como parte do projeto de Extensão PIA (Projeto de Ilustração e Animação) foi realizada uma oficina de animação em Stop Motion na Escola Municipal Nova Brasília. A aluna de Pedagogia do PARFOR, Dirce Nascimento, está realizando pesquisa para o seu TCC e utilizará a oficina como forma de analisar a importância da inserção de animação como prática pedagógica, focando no método para estimular a leitura e a escrita.

A primeira etapa foi a sondagem das principais dificuldades. Depois, os bolsistas do PIA Márcia Maria e Felipe Souza estiveram na escola para que os alunos escrevessem um roteiro de animação. As histórias contadas durante a realização da oficina foram coletadas e deram origem ao tema: "O mundo sem livros", que está em fase de edição e em breve será divulgada.

Stop Motion

A técnica é feita foto por foto, são tiradas fotos contínuas da criança em movimento. Depois, um programa de edição de vídeos reúne as imagens e elas ganham movimento.

Alunos da escola Nova Brasília desenvolvendo histórias para o vídeo

O PIA

O PIA ( Projeto de Ilustração e Animação) tem como missão capacitar alunos para produzirem ilustrações para livros infantis e curtas metragens em animação utilizando técnicas e materiais diversos, aproximando os alunos de Licenciatura em Educação Artística e Licenciatura em Artes Visuais de um mercado de trabalho em expansão nestas duas áreas. Além de levar essas produções para a comunidade em forma de palestras, oficina, lançamento dos livros e exibição dos curtas.

O PIA surgiu da necessidade de criação de um grupo de estudos e produção nas áreas de ilustração e animação. O termo "PIA" vem da linguagem coloquial de "espiar, olhar", em algumas regiões do Nordeste as pessoas falam "pia isso!" (Olha isso!). É neste ambiente de espiar, entender, buscar aprendizado que o PIA se insere.

O projeto possui duas propostas de trabalho que se interligam: a ilustração e animação, a primeira voltada para livros infantis; e a segunda para a criação de curtas metragens sobre temas variados. Pesquisas sobre técnicas de desenho, pintura, escultura, modelagem (argila, massa de modelar, biscuit) e programas gráficos de computador. Os materiais e técnicas pesquisados partem de um ponto comum, só depois são aplicados em livros ou em vídeos.

Neila Rocha (Coordenadora do Projeto), Dirce Nascimento (Aluna do PARFOR de Pedagogia), Sheila Magalhães (Diretora da escola), Samara Oliveira (Coordenadora) e Márcia Maria (Aluna de Pedagogia e Integrante do PIA)