Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Projeto Tela Sociológica utiliza cinema como método pedagógico

Projeto Tela Sociológica utiliza cinema como método pedagógico

A Tela Sociológica é um projeto de exibição de filmes criado em 2001 pelo Prof. Dr. Francisco Júnior, do Departamento de Ciências Sociais. O projeto surgiu da paixão que o professor tem pelo cinema e é utilizado como método didático e pedagógico complementar às aulas. As sessões acontecem quinzenalmente, nas salas de vídeo do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Prof. Dr. Francisco Júnior, organizador e idealizador do projeto Tela Sociológica

"O cinema é uma paixão e é um método também. No caso da Tela Sociológica, você acessa os temas do cotidiano através da linguagem cinematográfica. O filme é um texto muito particular, porque o cinema sintetiza muitos elementos, como a imagem, a literatura e a música", afirma o Prof. Dr. Francisco Júnior, organizador e idealizador da Tela Sociológica.

De acordo com o professor, os filmes selecionados para exibição são aqueles com conteúdo mais artístico e elaborado, que sensibilizem os alunos para a linguagem cinematográfica. O objetivo do projeto não é mercadológico, e sim pedagógico: "A Tela Sociológica é um projeto que me dá muito prazer. Nós vivemos em uma cidade que existem muitas pessoas que gostam de cinema, mas infelizmente nós não temos ainda um espaço de cinema para quem gosta de filmes mais elaborados. E a Tela Sociológica, aqui na universidade, de certa forma, é um trabalho tímido, mas que ocupa um espaço e tem sido bem sucedido. Mesmo aqueles que não podem ir assistir o filme, pegam as dicas através dos cartazes que são espalhados pelo CCHL", destacou o professor.

"A Tela Sociológica é um projeto que me dá muito prazer", afirma Prof. Dr. Francisco Júnior.

A divulgação do projeto é feita por meio das redes sociais e, principalmente, através de cartazes espalhados pelo Centro de Ciências Humanas e Letras. Em algumas sessões, ocorrem debates sobre os filmes exibidos, como no último sábado (27), onde os alunos debateram o filme Billy Elliot, do Diretor Stephen Daldry. Os temas escolhidos para cada sessão variam de acordo com os assuntos que são discutidos em sala de aula com os alunos e com o que está em pauta na sociedade. Para o Prof. Dr. Francisco Júnior, o uso de cinema como material didático apresenta um potencial gigantesco: "Eu não hierarquizo entre um texto de um sociólogo qualquer e o texto cinematográfico, são olhares diferentes, sensibilidades diferentes, sobre uma temática específica".

As sessões são abertas para a comunidade acadêmica e para a comunidade em geral. A próxima sessão acontece dia 11 de outubro. O filme previsto para ser exibido é Paradise Now, do Diretor Hany Abu-Assadque. A obra retrata o suicídio altruísta dos homens-bomba e suas crises e motivações. "Vou usar esse filme, pois estou trabalhando atualmente em sala de aula o sociólogo Émile Durkheim, e ele tem uma obra famosa chamada O Suicídio. Esse sociólogo cria tipologia dos três tipos de suicídio, o egoísta, o altruísta e o anômico", concluiu o Prof. Dr. Francisco Júnior.