Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Pesquisador de Bom Jesus desenvolve climatizador ecológico

Pesquisador de Bom Jesus desenvolve climatizador ecológico

O Piauí é conhecido pelas altas temperaturas climáticas e pela baixa umidade do ar. Diferente de outros lugares, o Estado apresenta essas condições na maior parte do ano. Em busca de alternativas para melhor convivência com esse clima, o professor João Marcello Pereira, do Campus Professora Cinobelina Elvas, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), desenvolveu um climatizador evaporativo ecológico, feito com garrafas PET. O produto recebeu o nome de CLIMA-PET e foi desenvolvido em parceria com João Batista e Keila Figueiredo, alunos do curso de Biologia.

A ideia do projeto surgiu de uma pesquisa realizada no bairro Dirceu em Teresina. "A temperatura no interior das casas chega até 35ºC e a maioria das famílias visitadas só possuem um único ventilador para reduzir o desconforto térmico. Por meio de estudos, pude descobrir que o processo de resfriamento evaporativo é uma alternativa ao condicionador de ar, visto que o Brasil, de acordo com o mapa de condição climática formatado pelo IBGE, apresenta potencial favorável ao resfriamento evaporativo em grande parte de nosso território, principalmente nas regiões centro-oeste e nordeste, em função dos climas quentes e baixa umidade relativa do ar na maior parte do ano", destacou o professor João Marcello.

Prof. João Marcello, ao lado dos seus alunos João Batista e Keila Figueiredo desenvolvendo o climatizador ecológico

O aparelho tem como diferenciais o baixo custo e a contribuição ecológica. O CLIMA-PET é formado por materiais de fácil acesso, sendo composto por um balde de 100 ou 200 litros, exaustor de 40 cm (aparelho que remove o ar), bomba de aquário, eletrodos, boia de caixa d'água e filetes de garrafa PET. Cada painel evaporativo é constituído, em média, por 100 garrafas PET que são transformadas em fios e tratadas mecanicamente para permitir a retenção de água e troca de calor com ar externo.

O climatizador alternativo permite uma redução da temperatura ambiente em até 8ºC. Segundo o professor João Marcello o objetivo é disponibilizar essa tecnologia à sociedade. "O nosso próximo teste é utilizar alguns aparelhos em escolas públicas da cidade de Bom Jesus. A produção do painel evaporativo retira da natureza, em média, 100 garrafas PET e isto pode servir de fonte de renda para muitas famílias, além de contribuir para a preservação do meio ambiente", pontuou.

Projeto fica em 2° lugar em premiação nacional

O projeto CLIMA-PET ficou em 2º lugar na I Mostra de Ideias do III Congresso de Iniciação Científica, no Instituto Federal Goiano. O evento foi realizado nos dias 23 e 24 de setembro. O protótipo apresentado na premiação foi desenvolvido em menos de um mês.