Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Reitor da UFPI assina convênio para produção literária de Campo Maior

Reitor da UFPI assina convênio para produção literária de Campo Maior

"Sem dúvida, a UFPI vem construindo grandes relações para a contribuição nos avanços da literatura piauiense", afirmou o Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Prof. Dr. José Arimatéia Dantas Lopes, na manhã deste sábado (04), na solenidade de assinatura de convênio com a Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE). O evento, que aconteceu na sede da ACALE no município de Campo Maior, tem como desígnio a produção literária local junto a Gráfica e Editora da UFPI.

Formação da mesa de honra (esquerda para direita); Quitéria Leal, presidente do Sol Clube; Academico da Academia Piauiense de Letras (APL), Heitor Castelo Branco; presidente da Academia Campomaiorense de Artes e Letras (ACALE), João Alves Filho; Reitor da UFPI, José Arimatéia e o representante da Loja Maçônica Costa Araújo nº3, Leal Sobrinho.

Segundo o Reitor da UFPI, José Arimatéia, "a Editora Universitária (EDUFPI), por meio da Superintendência de Comunicação Social, nos últimos dois anos, passou a ser a maior produtora de obras literárias de autores piauienses no Estado". Para ele, "com a realização do convenio com a ACALE, a UFPI está dando mais oportunidades para que autores locais estejam mostrando os seus trabalhos", afirmou.

Reitor da UFPI em pronunciamento à ACALE

O Reitor também destacou que a SCS, só no primeiro semestre de 2015, publicou obras de 21 autores piauienses, e grande parte lançadas no Salão do Livro do Piauí (SALIPI), evento realizado na UFPI. A SCS, durante a solenidade, garantiu a entrega  de 200 livros para a ACALE.

Superintendente de Comunicação Social (SCS) Profª Drª Jacqueline Lima Dourado.

Para o presidente da ACALE, João Alves Filho, esse é um momento histórico para a academia campomaiorense que, "agora pode contar com uma cooperação desta grandeza, onde quem ganha mais é a sociedade piauiense", falou

Em representação as saudações da ACALE, o médico e membro da academia, Domingos José de Carvalho, considerou a assinatura do convenio como um marco para o município, já que para ele, "a Universidade representa a maior instituição de ensino do Estado... e a parceria demonstra uma aproximação intelectual do município com a UFPI", disse.

Acadêmico, Domingos José de Carvalho, faz pronunciamento para mesa de honra e convidados

A acadêmica e professora da UFPI, Silvia Melo, destacou que com o convenio as principais obras locais terão maiores possibilidades de publicações. Assim, de acordo com a professora, "a UFPI enaltece a ACALE como uma instituição representante máxima da cultura de Campo Maior", considerou.

Profª Silvia Melo

A solenidade também contou com recitações de poesias e apresentações musicais, além da participação de representantes das Lojas Maçônicas de Campo Maior, Lions Clube de Campo Maior, acadêmicos e professores.

Confira mais fotos:

Membros da ACALE e da UFPI