Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > A relação entre saúde, doença e trabalho é tema de pesquisas na UFPI

A relação entre saúde, doença e trabalho é tema de pesquisas na UFPI

A Prof.ª Dr.ª Márcia Astrês, do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Petrônio Portella, em Teresina, coordena dois projetos de pesquisa que tem como temática a relação entre saúde, doença e trabalho. "Adoecimento mental pelo trabalho: estudo em um hospital psiquiátrico do Piauí" e "Perfil psicossocial de trabalhadores atendidos no ambulatório de um hospital psiquiátrico em Teresina" tiveram início em agosto do ano passado e serão encerrados agora em julho.

Os projetos foram motivados pela tese "Riscos ocupacionais e adoecimento de trabalhadores de saúde de um hospital psiquiátrico do Piauí", defendida pela professora em 2014, na Universidade de São Paulo (USP). Os resultados apontaram que os riscos ocupacionais foram identificados por 96,93% dos trabalhadores, dentre os quais: riscos biológico, químico, físico, ergonômico e psicossocial. Outro dado da pesquisa revelou que as doenças mais frequentes entre os trabalhadores são a hipertensão arterial e os problemas do sistema osteomuscular.

Prof.ª Dr.ª Márcia Astrês, coordenadora das pesquisas

"Esses dados nos permitiram concluir que trabalhadores de saúde do hospital psiquiátrico estão adoecendo devido à exposição a agentes de risco químico e psicossocial e que estratégias urgentes devem ser adotadas para solucionar o problema", afirmou a pesquisadora.

Mortes relacionadas ao trabalho

Segundo a professora, a Organização Internacional do Trabalho (OIT, 2013) estimou que 2,34 milhões de pessoas morrem todos os anos em virtude de acidentes e doenças relacionados com o trabalho, sendo 2,02 milhões (86,3%) causadas por doenças profissionais e 321 mil em consequência de acidentes de trabalho. São 6.300 mortes diárias relacionadas ao trabalho.

"Diante de toda esta problemática urge a implementação de ações em busca do trabalho decente, ou seja, adequadamente remunerado, exercido em condições de liberdade, equidade e segurança, além de ser capaz de garantir uma vida digna às pessoas. E quando nos referimos ao termo saúde com relação ao trabalho, a OIT é clara quando coloca que esta condição abrange não só a ausência de afecções ou de doenças, mas também os elementos físicos e mentais que afetam a saúde e estão diretamente relacionados com a segurança e a higiene no trabalho", esclareceu.

A Organização Mundial de Saúde estabeleceu o período de 2006 a 2016 como o decênio do Trabalho e dos Trabalhadores em Saúde. As pesquisas desenvolvidas na Instituição vão fornecer dados importantes para investigações das causas do adoecimento no trabalho e a proposição de ações que melhorem as condições nos ambientes de trabalho.