Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Metodologia como agenda de pesquisa na Ciência Política é tema de palestra

Metodologia como agenda de pesquisa na Ciência Política é tema de palestra

O Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí (UFPI), promoveu na tarde desta terça (07), no auditório do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), a palestra intitulada "Metodologia como agenda de pesquisa e a importância da Replicabilidade na Ciência Política".

Coordenada pelo professor Vitor Sands, a palestra foi ministrada pelo Prof.Dr. Dalson Britto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). O objetivo do evento é contemplar temas que possam mobilizar os estudantes em torno dessas discussões, que são de grande interesse  do programa Pós-Graduação da Universidade.

O Prof.Dr. Dalson Britto da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e ministrante da palestra ressalta que a parceria entre as universidades é essencial para o desenvolvimento da ciência e a produção de conhecimento. "A ciência depende muito da competição e cooperação para produzir conhecimento, mas esse avanço só é promovido se os dados forem transparentes e replicáveis, e a palestra fala justamente disso, da importância da reprodução dos dados e transparência das informações na ciência política de forma geral, que deve ser vista como primeiro passo de uma maior aproximação entre os programas de Pós-Graduação das duas universidades."

O Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política Prof.Dr.Vitor Sands afirma que deve-se fazer estudos que possam ser testáveis para que se possa replicá-los e catalogá-los. "É necessário testar se os achados são de fato científicos mostrando que a ciência funciona como rede. Por isso é importante trabalhar a transparência de dados e informações, que interessa toda a academia, desde estudantes a professores".