Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Curso de Moda realiza 3ª edição do Piauilismo

Curso de Moda realiza 3ª edição do Piauilismo

Em apenas seis anos de existência, o curso de Moda, Design e Estilismo da Universidade Federal do Piauí (UFPI), já se destaca no cenário da Moda do estado, ajudando a construir e a transformar o segmento no Piauí. Na noite de ontem (07), foi realizada a 3ª edição do Piauilismo, evento que apresenta as produções de conclusão de curso desenvolvidas pelos alunos.

O evento, que aconteceu na praça de eventos do Riverside Shopping, trabalha com a proposta de traduzir a cultura piauiense em moda, inspirando-se na cultura material e imaterial, no povo, na música, na literatura e na arte do estado do Piauí.

O desfile é um projeto das disciplinas Projeto II e Curadoria de Eventos de Moda, ministradas pelos professores Ascânio de Carvalho e Gisela Falcão, respectivamente.

Coordenador do Curso de Moda, Prof. Ascânio de Carvalho

"Na minha disciplina nós fazemos toda a pesquisa, uma pesquisa exploratória, acerca das tendências mundiais, mas sempre voltados para o Piauí, na tentativa de fazermos uma moda local, piauiense, com os elementos da terra, sem esquecer do mercado mundial, porque nós formamos para o mundo. Na primeira parte do desfile temos uma coleção comercial que vem contando a história das capitais do Piauí. A segunda parte do desfile homenageia os cem anos da Academia Piauiense de Letras", explicou o Prof. Ascânio de Carvalho, Coordenador do Curso de Moda.

Professora Gisela Falcão

Para a professora Gisela Falcão, estar na terceira edição do Piauilismo representa a consagração de um trabalho realizado por todos que fazem o Departamento do Curso de Moda. "O Piauilismo é de todos os professores, até porque quando se chega a este momento do desfile, já se passou por todas as etapas. Os alunos estão no 9º período, saindo da Universidade cheios de conhecimento, técnica e muito ansiosos para entrar no mercado de trabalho, então nada melhor do que um espaço como este, um shopping, para se apresentar uma criação de moda e novos profissionais", avaliou.

Professora Jesus Medeiros

A professora Jesus Medeiros falou sobre a relação desses novos profissionais com o mercado de trabalho: "Nós apostamos que esse nosso aluno agora egresso ele vá pro mercado, ele vá pra sociedade com o conhecimento apropriado de tornar possível mudanças, envolvimentos com a sociedade, com o mercado de moda, com a divulgação do que esse campo na verdade tem a oferecer. Então é muito importante que a gente aposte nos talentos, por isso estamos aqui hoje fazendo o fechamento de um ciclo nessa grande confraternização que é o desfile de conclusão de curso", ressaltou.

Confira o vídeo:

Confira mais fotos do evento: