Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor Sinimbú Neto é nomeado primeiro professor Titular do EBTT/UFPI

Professor Sinimbú Neto é nomeado primeiro professor Titular do EBTT/UFPI

Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto

O Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, Engenheiro Agrônomo, Mestre em Agronomia e Doutor em Agronomia, atualmente, ocupante do cargo de Coordenador do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI e professor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), apresentou na manhã da última terça-feira (06), a sessão de defesa de Memorial Acadêmico, como parte do processo de progressão funcional para o cargo de professor Titular. A apresentação e defesa do Memorial foi uma sessão pública, na sala da Coordenação do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico.

A banca de avaliação foi presidida pelo Prof. Dr. Harim Revoredo de Macedo, Titular da UFRN e atuaram como membros as professoras Titulares Dra. Lígia Souza de Santana Pereira (UFRN); Dra. Rose Meire Penha Revoredo de Macedo (UFRN). Na primeira etapa do processo de avaliação, de acordo com a resolução 008/2015 do CEPEX da UFPI, o Prof. Dr. Francisco de Assis Sinimbú Neto, foi aprovado e apto baseado nos seguimentos: Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração. Após a apresentação e defesa do Memorial, o candidato passou pela arguição dos membros da Comissão sobre sua atuação como docente ao longo da sua carreira universitária. A comissão atribuiu que o professor estava APTO à Professor Titular pela apresentação do Memorial, considerando-o aprovado.

Sobre o sentimento de se tornar o primeiro professor titular do CTT, o professor Sinimbú Neto declarou: "Para mim é um prazer muito grande, pois, isso vem mostrar todo o trabalho com muito afinco que tivemos para chegar à Titular. Titulação que há muito tempo não existia, voltou agora e nós, então, concorremos a essa vaga e pelo nosso mérito, trabalho e dedicação, desde as avaliações que aconteceram com relação ao ensino, à pesquisa, à extensão e à administração nos glorificou para que pudéssemos atingir esse grau máximo hoje que é de professor titular".

Confira o Memorial Descritivo

Francisco de Assis Sinimbú Neto, Engenheiro Agrônomo, graduado pela Escola Superior de Agricultura de Mossoró (ESAM). Iniciou suas atividades profissionais em 05.07.1977 a 29.08.1977 como Auxiliar de Comercialização na (CEASA-PI), em Teresina-Pi. Em 05.09.1977 a 31.01.1979, Extensionista Agrícola na EMATER-PI. Em 13.05.86 a 29.01.88, Engenheiro Agrônomo na CIDAPI, e de 22.02.88 a 31.10.89 como Técnico em Desenvolvimento Rural na EMATER-PI. Em 1989 tendo logrado êxito em Concurso Público de Provas e Título em PRIMEIRO LUGAR para UFPI como Professor de 1 e 2 grau lotado no Colégio Agrícola de Teresina, hoje (CTT). Fez, Especialização em Agricultura Tropical, pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Mestre em Agronomia - Área de concentração: Fitotecnia - Universidade Federal do Ceará (UFC). Doutor em Agronomia - Área de concentração: Produção Vegetal - Universidade Estadual de São Paulo "Júlio de Mesquita" (UNESP - Jaboticabal SP). Hoje, ocupa o cargo de Coordenador do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da UFPI, e como professor do Colégio Técnico de Teresina (CTT), vinculado à Universidade Federal do Piauí (UFPI), ministra atualmente as disciplinas de Mecanização Agrícola, Manejo Fitossanitário, Tecnologia de Produtos Alimentícios de Origem Animal e Vegetal, e Grandes Culturas.

Tendo se destacado como Coordenador do Curso Técnico de Agropecuária do Colégio Técnico de Teresina, Diretor do Colégio Técnico de Teresina (02 mandatos eletivos), Coordenador do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico, Membro do CONDETUF, na UFPI, Membro do Concelho CEPEX, CONSUN, CAD, e Membro da Estatuinte da UFPI. Participou como membro de Bancas de Professor Mestres " A FORMAÇÃO TÉCNICA EM AGROPECUÁRIA NA MODALIDADE PROEJA NO COLÉGIO AGRICOLA DE TERESINA E INSERÇÃO NO MERCADO DE TRABALHO" e na Banca de Professores Doutores na UNESP em Rio Claro - SP, "AGRICULTURA URBANA NA CIDADE DE TERESINA: HORTAS COMUNITÁRIAS - POLÍTICAS PÚBLICAS OU SEGURANÇA ALIMENTA?", e em Jaboticabal. " ADUBAÇÃO FOSFATADA E POTÁSSICA NA NUTRIÇÃO E NA PRODUTIVIDADE DE FEIJÃO CAUPI CULTIVADO NO ESTADO PIAUÍ, Trabalhos publicados na revista brasileira de fruticultura "ZONEAMENTO AGROCLIMÁTICO DA CULTURA DA MANGUEIRA NO ESTADO DO PIAUÍ", "VIABILIDADE IN VITRO DE GRÃOS DE PÓLEN DE BACURIZEIRO", na IV WINORTEC - Workshop Internacional de Inovações Tecnológicas na Irrigação "ESTRATÉGIAS DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA NA PRODUÇÃO DE MILHO VERDE BUSCANDO MINIMIZAR O USO DE ADUBAÇÃO QUÍMICA".