Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Estudantes do Curso de Direito simulam julgamento no âmbito do STF

Estudantes do Curso de Direito simulam julgamento no âmbito do STF

Os estudantes da disciplina de Direito Constitucional I, ministrada pelo professor Berto Igor Caballero, participaram da atividade de simulação de um julgamento no âmbito do Supremo Tribunal Federal. Os estudantes assumiram os papeis de ministros e advogados e julgaram os casos: Biografias não autorizadas, Glória Trevi, Patentes de genes e Ellwanger. Os professores do Curso de Direito foram convidados para avaliarem a atuação dos estudantes.

Professor Berto Igor Caballero, coordenador da atividade

Segundo o professor Berto Igor Caballero, as matérias tratadas pelo STF têm uma relação direta com a disciplina ministrada e a atividade serviu para complementar o que é ensinado em sala de aula. "O maior objetivo é dar aos estudantes a experiência de vivenciar, ainda no ambiente acadêmico, uma experiência prática. Eles são submetidos a um julgamento, no qual eles devem se portar como verdadeiros ministros e advogados. Claro que fazemos algumas adaptações, mas buscamos seguir ao máximo as regras do STF", declarou.

Paula Alvarenga, estudante do Curso de Direito

A estudante Paula Alvarenga atuou no papel de advogada no caso de Patentes de Genes. Segundo ela, a atividade serviu para orientar como deve ser a atuação profissional em julgamento de casos dessa natureza. "Achei a atividade muito enriquecedora pela oportunidade de vermos casos práticos e como aplicar o Direito Constitucional que aprendemos em sala de aula. Ajudou bastante para vermos como funciona o STF, como nos portarmos na frente de um tribunal, tanto na questão do conteúdo, quanto da questão prática", destacou.

Professores e estudantes do Curso de Direito

A atividade foi realizada nos dias 07 e 08 de julho, no Núcleo de Práticas Jurídicas e envolveu 85 estudantes, que foram divididos em oito grupos para a executarem as simulações.