Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Livro da EDUFPI é citado em audiência do TCU

Livro da EDUFPI é citado em audiência do TCU

"Autonomia e controle das agências reguladoras" é um livro  baseado em  uma tese de doutorado da professora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Monique Meneses, que foi lançado em 2015 pela EDUFPI,  demonstra que prestar contas é uma das melhores formas de dar transparência às ações governamentais, fazendo uma análise do papel do Tribunal de Contas da União (TCU) sobre as agências reguladoras.

Ministro do Tribunal de Contas da União, Weder de Oliveira

Essa obra foi um dos assuntos na Plenária do Tribunal de Contas da União (TCU), realizada no dia 26 de junho. Na ocasião, o Ministro Weder de Oliveira leu durante a sessão duas conclusões trazidas no livro e parabenizou a professora pelo trabalho realizado. "Eu farei chegar essa publicação a biblioteca e a presidência, pois acredito que será de interesse do tribunal e de diversos setores da sociedade. Parabenizo a professora por essa obra que mostra o papel desempenhado pelo TCU, objeto de uma pesquisa bem elaborada de doutorado", disse.

Vice-presidente do Tibunal de Contas da União, Raimundo Carreiro

O vice-presidente do TCU, Raimundo Carreiro, que presidiu a sessão também falou sobre a importância do trabalho. "Parabenizo a doutora e sei que com certeza ela vai acrescentar muitas informações e conhecimento ao debate sobre as agências reguladoras", comentou.

Autora do livro "Autonomia e controle das agências reguladoras", professora Dra. Monique Meneses

A professora Dra. Monique Meneses afirma que é de extrema relevância pesquisar o órgão federal com os olhar da Ciência Política. "O TCU é um dos mecanismos de controle de prestações de contas entre as instituições do Estado, fazendo parte do jogo democrático das instituições republicanas. Deste modo, é muito gratificante do ponto de vista pessoal, mas também institucional, pois é um ganho para a universidade e para o Programa de Mestrado ter o reconhecimento dessa obra vinda de um órgão tão importante", afirmou a pesquisadora.

Diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio

O diretor da EDUFPI, Prof. Dr. Ricardo Alaggio ressaltou os esforços que têm contribuído para os resultados positivos das obras lançadas pela editora. "Trabalhamos duro desde o início do ano, como no Salipi , onde lançamos mais de vinte livros e tudo isso veio coroar a todos que trabalharam duramente e mostrar que estamos no caminho certo com esse trabalho de todos que se envolvem na produção e divulgação dos livros da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Confira o vídeo: