Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > 12 de julho: Dia do Engenheiro Florestal

12 de julho: Dia do Engenheiro Florestal

Promover a exploração sustentável de recursos florestais é o papel do Engenheiro Florestal. Esse profissional avalia o potencial de ecossistemas, levando em consideração a manutenção do equilíbrio do bioma. Ele também desenvolve e acompanha projetos de preservação de parques e de reservas naturais e cuida de fazendas de reflorestamento, recupera áreas degradadas, cuida da arborização urbana e avalia o impacto ambiental de atividades humanas em um segmento. O Engenheiro Florestal efetua, ainda, vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres.

Neste 12 de julho comemora-se o Dia do Engenheiro Florestal. A data foi escolhida porque em 12 de julho de 1073 faleceu São João Gualberto, que foi escolhido pelo Papa Pio XII, em 1952, como o Protetor dos Florestais. O curso superior teve início na Alemanha, na Academia Florestal de Tharandt, criada em 1811. A essa iniciativa seguiram-se outras em países na Europa. No Brasil, o curso superior de Engenharia Florestal foi criado em 1960, na cidade de Viçosa, Minas Gerais, mas foi transferido para a cidade de Curitiba, Paraná, no final de 1963.

A Universidade Federal do Piauí (UFPI) oferece o Curso de Engenharia Florestal, em nível de bacharelado, no Campus Professora Cinobelina Elvas (CPCE), em Bom Jesus.

Parabéns aos Engenheiros Florestais pelo seu dia e pelo importante trabalho em prol da sustentabilidade.

*Com informações do Guia do Estudante