Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - UFPI > Professor da UFPI estuda potenciais do veneno de sapos
Início do conteúdo da página

Professor da UFPI estuda potenciais do veneno de sapos

Imprimir
Última atualização em Domingo, 24 de Março de 2019, 16h17

A biodiversidade brasileira oferece recursos que podem ser utilizados em benefício à saúde humana. Foi com essa intenção que o Prof. Dr. Gerardo Magela, docente do Curso de Química, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), iniciou pesquisas com anfíbios. Dentre os animais estudados estão os sapos da espécie Rhinella marina e Rhaebo guttatus, encontrados no bioma amazônico, e o Rhinella jimi, localizado na região da caatinga. O estudo que se baseia na coleta de veneno, visa analisar os potenciais biológicos presentes nas substâncias excretadas pelos sapos, para posteriormente desenvolver medicamentos.

Prof. Dr. Gerardo Magela é docente do Curso de Química da UFPI

Segundo o Prof. Magela, o veneno tem substâncias que combatem células cancerígenas. "No veneno que foi coletado, nós podemos verificar atividade biológica, como por exemplo, a citotóxica, ou seja, a capacidade de destruir outras células que se encontram infectadas", frisou.

A Pesquisa

Rhaebo guttatus é encontrado nos biomas Amazônia e Cerrado

Iniciada durante a estadia do docente na Universidade Federal do Matogrosso (UFMT), em 2011, as espécies Rhinella marina Rhaebo guttatus, foram escolhidas mediante a abundância nos biomas da Amazônia e do Cerrado, vegetações presentes no Estado do Mato Grosso. "Na captura dos sapos, nós contamos com a ajuda de herpetólogos (profissionais que estudam répteis e anfíbios), eles têm autorização do IBAMA para poder capturar estes anfíbios. Depois de recolhidos os animais, já no laboratório era exprimida as glândulas paratóides para a retirada do veneno. Após a coleta das substâncias, os sapos eram devolvidos a natureza", afirmou.

Rhinella marina é encontrado nos biomas Amazônia e Cerrado

Durante a extração de veneno chega a se utilizar em torno de cem sapos. "No laboratório o veneno passa por um processo de secagem. Com o auxílio de determinado solvente, as substâncias são extraídas do veneno, produzindo um extrato seco. A partir do extrato é possível analisar as atividades biológicas, averiguando, portanto o potencial do extrato, para posteriormente poder analisar as substâncias de forma isolada. O extrato foi testado em células de glioblastoma, células cancerígenas do sistema nervoso central, carcinoma de ovário e colo do útero. Nós podemos detectar por meio destas análises, que as substâncias encontradas no veneno eram mais potentes que controle positivo, a doxorrubicina, um medicamento utilizado em quimioterapia", destacou. No momento a pesquisa segue na fase de testes em camundongos.

Não só as células cancerígenas viriam a sofrer ação com o extrato de veneno, mas também células do músculo cardíaco. "Também foi feito teste na aorta de ratos, e nós percebemos que esse extrato tem uma atividade nesse músculo cardíaco, o que pode ser produzido futuramente medicamentos para insuficiência cardíaca. Na atualidade existem remédios com substâncias muito parecidas com o veneno de sapos, por isso que acabamos chamando as substâncias de glicosídeos cardioativos, pelos efeitos semelhantes a estas drogas", pontuou.

Espécie Phyllomedusa camba popularmente conhecida por rã-verde

Além do estudo com as espécies citadas, o conhecimento popular também se vale para o desenvolvimento de pesquisas. O professor conta que um hábito de tribos indígenas ao utilizar venenos de pererecas, a espécie Phyllomedusa camba lhe despertou interesse. "Eles recolhem o veneno deste animal e injetam no corpo. De acordo com relatos dos próprios indígenas, a substância teria efeito curativo. Essa ação me chamou atenção como pesquisador, porque ao injetarem o veneno, a temperatura corporal e os batimentos cardíacos aumentam, então é necessária a comprovação científica que prove o benefício de tal ingestão", comentou.

Piauí com potencial em desenvolver medicamentos

Rhinella jimi popularmente conhecido por sapo-cururu

Em apenas cinco meses de pesquisa realizada no Piauí, o sapo-cururu (Rhinella jimi) também tem potencial para o desenvolvimento de futuros fármacos. "Essa espécie ela é encontrada principalmente na caatinga, bioma presente no Piauí. Apesar da pesquisa ainda estar nos primeiros passos, nós já coletamos o veneno pela região da cidade de Picos com o auxílio de uma herpetóloga. A literatura científica já aponta que o veneno tem atividade biológica contra células cancerígenas e também tem potencial para futura obtenção de medicamentos para o tratamento de Leishmaniose e Doença de Chagas", comentou. Na UFPI, o Prof. Magela promove a pesquisa juntamente com o aluno do quinto período em Química, Evaldo Monção.

Além das pesquisas com sapos, o professor realiza pesquisas com bioprospecção em produtos naturais, isto é, explora os recursos genéticos e bioquímicos nas plantas da região. O estudo já rendeu prêmios e menções honrosas, entre eles o conquistado no Top Ciência da BASF 2015.

Fim do conteúdo da página