Coordenadoria de Inclusão, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) tem como finalidade a promoção e construção de políticas, práticas e cultura inclusiva e acessível que contribuam para o combate a qualquer forma de discriminação, preconceitos e violências em decorrência de condições étnico-racial, socioeconômica e cultural, identidade de gênero, orientação sexual, idade, massa corporal e deficiência, garantindo o respeito aos direitos humanos, às identidades, na busca pela consolidação de uma sociedade democrática, inclusiva, acessível e com justiça social.
Esta Coordenadoria tem por objetivo principal desenvolver políticas e ações no interior da UFPI, no intuito de promover ações afirmativas que tenham impacto no ensino técnico e tecnológico, na graduação e na pós-graduação, pesquisa, extensão, contratação de pessoal e gestão institucional, de modo transversal e em articulação com as demais estruturas universitárias na busca de construir uma Universidade que seja no combate ao racismo, xenofobia, etarismo, capacitismo, sexismo, machismo, gordofobia, LGBTQIAPN+fobia
A Coordenadoria de Inclusão, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) está pautada no princípio da equidade ao reconhecer que há diferenças em variados campos (culturais, históricos, econômicos, de gênero, acessibilidade etc.), que nos colocam em posições desiguais na sociedade. Considerando esse contexto, trata-se de corrigir assimetrias, oferecendo as condições para que todas as pessoas tenham acesso às oportunidades.
A Coordenadoria de Inclusão, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA) terá como público-alvo: pessoas negras, indígenas e quilombolas, mulheres, comunidade LGBTQIAP+, pessoas com deficiência, pessoas obesas e com mais de 60 anos.
Sendo uma Coordenação inserida na estrutura da PRAEC, possibilitará uma atuação intersetorial juntamente com a participação das demais Pró-Reitorias e instâncias da UFPI no desenvolvimento das ações específicas que competem à esta Coordenadoria.
Compete à Coordenadoria de Inclusão, Equidade e Acessibilidade (COIDEIA):
-Coordenar e acompanhar a execução das ações relativas à política de ações afirmativas da Universidade, zelando pelo cumprimento das normas pertinentes;
-Planejar, implementar, coordenar, e consolidar Programas de Ações Afirmativas que visem ampliar condições para o acesso e a permanência, de estudantes de graduação, técnico e tecnológico e da pós-graduação em situação de vulnerabilidade social e/ou integrante de comunidades tradicionais historicamente excluídos do ensino superior, com vistas a contribuir para a promoção social pela educação.
-Estabelecer parceria com órgãos e instituições públicas e privadas e comunidade externa, para assegurar a integração e a execução das ações;
-Elaborar anualmente o Plano de Trabalho da Coordenadoria;
-Apresentar relatórios de atividades da Coordenadoria, quando solicitados por órgãos superiores;
-Executar outras atividades inerentes à área ou que venham a ser delegadas pelo Pró-reitor ou pela Reitora.
Vinculados à Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade estão:
- Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU):
O Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU), vinculado à Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), tem como finalidade garantir a permanência, o desenvolvimento pessoal e a aprendizagem de estudantes público-alvo da educação especial de graduação (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).
O NAU é constituído por equipe multiprofissional – composta por assistentes sociais, pedagoga, revisora de texto braille e psicóloga – que realiza o acompanhamento individualizado do processo de ensino e aprendizagem do(a)s estudantes público-alvo da educação especial.
Funcionamento: Segunda-feira a sexta-feira de 08:00 às 12:00 e 13:30 às 17:30
Local: Sala ao lado da sede da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAEC)/UFPI
Site: https://nau.ufpi.edu.br/
Instagram: @nau_ufpi
Telefone: (86) 3215-5649 / WhatsApp: (86) 98855-3397
E-mail:
Vinculado a este Núcleo está o Laboratório de Acessibilidade e Inclusão (LACI).
O LACI está localizado na Biblioteca Central, sob a gestão do Núcleo de Acessibilidade da UFPI (NAU/PRAEC) e em parceria com a Biblioteca Comunitára Jornalista Carlos Castello Branco (BCCB) vem informar que estão disponibilizando cabines de estudo de uso prioritário por pessoas com deficiência com o empréstimo de fones abafadores de som/ruídos a fim de evitar estímulos sonoros e visuais.
Os/As usuários/as do LACI são prioritariamente pessoas público-alvo da educação especial da UFPI ou da comunidade externa (pessoas com deficiência, pessoas com transtorno do espectro autista – TEA e com altas habilidades/superdotação).
Os fones abafadores de sons/ruídos são uma tecnologia assistiva importante para pessoas com deficiência psicossocial (Transtorno mental), autismo e deficiência intelectual, por exemplo, para lidar com ambientes de uso comunitário que requer concentração e o maior controle de estímulos sonoros e visuais que podem ser fisicamente dolorosos e emocionalmente estressantes. Sendo assim, torna-se um recurso importante para concentração e realização de tarefas, em especial no processo de ensino-aprendizagem. Para utilização dos fones abafadores, o/a usuário/a do LACI deve solicitar à equipe técnica do Laboratório o empréstimo do item.
- Núcleo de Ações Afirmativas e Diversidade (NAAD)
Este Núcleo tem por finalidade elaborar ações, métricas e projetos para identificar as barreiras relacionadas à gênero, sexualidade, cor/raça, idade, deficiência, diversidade corporal e classe social, bem como promover políticas/projetos para diminuir as violências baseadas em gênero, etnia, raça orientação sexual, idade, deficiência, padrões de corpos.
O NAAD busca a implantação de políticas/projetos sobre diversidade, promover o “Letramento” acerca do Protocolo de atendimento para casos de violência de gênero. Seu principal objetivo é explicar todas as etapas do atendimento, fornecendo informação e maior segurança para testemunhas ou vítimas. O documento incluirá informações sobre o conceito de violência de gênero e a legislação que a envolve, e objetivará conscientizar a comunidade acadêmica desta problemática no meio universitário.
Vinculado a este Núcleo está o Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA).
O Serviço de Apoio à Amamentação (SAMA) da PRAEC/UFPI tem como objetivo atender as mães estudantes e trabalhadoras da UFPI no apoio à coleta, estocagem e armazenamento de leite materno, propiciando a prática da amamentação, enquanto desenvolve suas atividades laborativas e acadêmicas.
Site: https://www.ufpi.br/sama
EQUIPE GESTORA DA COIDEIA
Coordenador da Coordenadoria de Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade – COIDEIA
Dr. Prof. Fábio Abreu dos Passos
EQUIPE TÉCNICA CAMPUS MINISTRO PETRÔNIO PORTELLA (TERESINA/PI)
Luziane da Costa Silva
Operadora de micro
NAU:
Arilanne Vilarinho
Revisora de textos em Braille e Coordenadora do NAU
Dilma Andrade
Pedagoga
Andreza Alcântara Carvalho
Intérprete de Libras
Maria do Rosário Alves da Silva
Intérprete de Libras
Brunna Stella Melo
Psicóloga
Bruna Maria Martins
Assistente Social
Tainá Soares
Assistente Social
LACI:
Jordana Aguiar
Assistente em Administração
SAMA:
Dra. Laureni Dantas de França
Técnica de Saúde e Supervisora
NAE - Campus Helvídio Nunes De Barros (PICOS/PI)
Ana Virgínia Nogueira de Castro Feitosa – Odontóloga
NAE - Campus Amilcar Ferreira Sobral (Floriano)
Bartira Maria de La Salette Damasceno Oliveira - Odontóloga
NAE - Campus Professora Cinobelina Elvas (Bom Jesus)
Amanda Fernanda Damasceno Saraiva de Sousa - Psicóloga
Contados da COIDEIA:
Fone: (86) 3215-5542
E-mail: