Apresentação - Herbário

O Herbário Delta do Parnaíba foi fundado em 2010, pela Doutora em botânica, professora, taxonomista Ivanilza Moreira de Andrade, sendo registrado, posteriormente, pelo acrônimo “HDELTA”. Está situado na Universidade Federal do Piauí, Campus Parnaíba, onde se compromete a ser Fiel Depositária de Amostras de Componentes do Patrimônio Genético junto ao Ministério do Meio Ambiente. O acervo conta com gimnospermas, angiospermas, algas e fungos. Entre as famílias botânicas que ganharam maior representatividade na coleção, destacam-se as Gramíneas (Cyperaceae e Poaceae) e leguminosas forrageiras (Fabaceae), especialmente da Região do Delta do Rio Parnaíba.

O Herbário fornece estágio a alunos do curso de Ciências biológicas e diariamente auxilia a discentes na identificação científica. Além de alunos de graduação, mestrado e doutorado, o HDELTA é base para pesquisas de empresas das áreas da bioquímica, farmácia e fitoterápicos; pesquisadores e docentes principalmente das áreas de botânica, bioquímica, biotecnologia e farmácia. Desta maneira, o herbário Delta Parnaíba embasa o reconhecimento da flora do Piauí e regiões circunvizinhas, preservação de dados sobre a vegetação, fomento de pesquisa na área de botânicas e afins, formação de pessoal quanto ao ensino de botânica e treinamento, especialmente na área de taxonomia vegetal. Além disto, irradia informações de espécimes locais para a comunidade não científica, no qual realiza atividades interacionistas quanto à preservação junto às instituições de ensino da região. Neste contexto recebe alunos de ensino fundamental e médio. As visitas abrangem a coleção científica, coleção didática e horto de plantas medicinais.

Curadora: Drª Profª Ivanilza Moreira de Andrade;
Bióloga responsável: Irlaine Rodrigues Vieira;
Biólogo auxiliar: Pedro Bastos de Macedo Carneiro;
Horário de funcionamento: Seg. a Sex. - 7h às 17h.
E-mail:  (Curadora)  (herbário).
Facebook: Herbário Delta do Parnaíba