Roda de conversa esclarece objetivos e utilidades do PDI na construção de ambiente acadêmico democrático

Discussão sobre o PDI destaca importância da consulta pública para o futuro da Universidade

Ocorreu na tarde da sexta-feira (15) a roda de conversa "“O que é e qual a importância do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UFPI?”, na Livraria Monsenhor Melo, Espaço Rosa dos Ventos, com transmissão ao vivo para o canal UFPITV no YouTube. A discussão foi pautada para esclarecer à comunidade interna e externa à Universidade Federal do Piauí acerca dos objetivos, mecanismos estratégicos e utilidades do PDI para uma gestão democrática do espaço e ensino universitário.O evento foi mediado pela diretora da Editora da UFPI, professora Olívia Perez, e contou com a participação de Beatriz Rodrigues enquanto representante estudantil.

Diretor de Governança da UFPI, professor Alexandre Medeiros

O diretor de Governança da UFPI, professor Alexandre Medeiros, explica que o PDI conta com consulta aberta à comunidade aberta até novembro de 2025 e frisa que o documento é construído com contribuições de alunos, professores, pesquisadores, servidores técnico-administrativos e da sociedade. "Esse documento é essencial para nortear as ações da administração e da comunidade. Ele é aberto à sociedade e ainda existe espaço para a construção do PDI", enfatiza.

O Plano de Desenvolvimento Institucional ocorre em todas as Instituições de Ensino Superior a fim de elaborar o plano de ações da administração para os próximos anos. Este ano, a Administração Superior da UFPI busca elaborar um PDI com metas para 8 anos, sendo um documento flexível, com possibilidade de alteração ao longo da execução.

Presidente da Comissão Setorial de Governança do CCHL, professora Romina Paradizo

A presidente da Comissão Setorial de Governança do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL), professora Romina Paradizo, reforça que o PDI surge como diálogo entre as Comissões Setoriais, a ser usado como referência para estudo da gestão, alunos, egressos, estrutura física. "O PDI é muito importante porque reflete a universidade que queremos ser. Precisa refletir as ansiedades da comunidade, não somente a acadêmica, mas também a localidade em que está inserida", declara.

O plano é um serviço de transparência para a sociedade piauiense, de modo que se busca compartilhar o planejamento administrativo e orçamentário da UFPI, bem como construí-lo de forma democrática. Dentre os pontos que são abordados no documento, constam construções de novos setores, planos de combate a evasão acadêmica, contratação de servidores, quantidade de projetos a serem financiados, melhoria de infraestrutura, entre outros.

Diretor do CCHL, professor Vítor Sandes

O diretor do CCHL, professor Vítor Sandes, destaca que o processo de construção do documento conta com contribuição dos setores da UFPI, a partir do Plano de Desenvolvimento de Unidades (PDU), os quais especificam as necessidades de cada centro, colégio-técnico e campi da UFPI. "O PDI é um guarda-chuva para que cada indivíduo saiba os rumos da instituição. A UFPI é uma Universidade que formou boa parte dos recursos humanos do Estado e tem função social inimaginável, por isso o plano existe como uma bússola para o futuro", conclui.

Acesse o formulário de consulta pública do PDI aqui.