Cerimônia de abertura do IV CONVALLE
Na manhã desta quarta-feira (3), foi aberta a quarta edição do Congresso Nacional de Variação/Diversidade Linguística, Oralidade e Letramento (IV CONVALLE), promovido pelo Grupo de Pesquisa Linguagem, Ensino e Sociedade (LES), da Universidade Federal do Piauí (UFPI), com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (FAPEPI).
Com o tema “O lugar da variação e dos letramentos dentro e fora da sala de aula: desafios e perspectivas”, o congresso reúne especialistas de diversas instituições do país para debater os caminhos da linguística aplicada, os letramentos contemporâneos e as políticas linguísticas no Brasil. O evento, que segue até 5 de setembro, acontece em formato híbrido, com atividades presenciais no Auditório Noé Mendes (CCHL), transmitidas ao vivo pelo canal UFPITV no YouTube.
Professor Carlos Sait
O pró-reitor de Ensino de Pós-Graduação no exercício da Reitoria da UFPI, Carlos Sait, destacou a relevância de discutir as formas de comunicação em sala de aula e os impactos das inteligências artificiais.“Esse evento tem uma importância grandiosa, porque discute questões fundamentais da comunicação e da variação linguística em tempos marcados pela inteligência artificial, na qual a língua enfrenta novos desafios. Vivemos em uma contemporaneidade comandada por algoritmos, e as Letras, especialmente a Linguística, precisam enfrentar esse desafio: pensar a educação e apoiar os professores da educação básica na abertura de debates sobre o papel das inteligências artificiais no mundo atual”, afirmou.
Professora organizadora do evento, Catarina de Sena
A coordenadora e organizadora do evento, Catarina de Sena, ressaltou que discutir o tema é essencial para enfrentar os índices de analfabetismo no Estado,“O Piauí tem o segundo maior índice de analfabetismo do Brasil, atrás apenas de Alagoas. A marginalização e o desprestígio da fala nordestina, em especial no Piauí, são evidentes. A fala do analfabeto é a mais desvalorizada de todas, resultado direto de nossa condição socioeconômica e, consequentemente, educacional. A escola, responsável pela alfabetização e pelo letramento, muitas vezes não consegue cumprir esse papel devido ao despreparo diante do analfabetismo e do déficit de letramento da sociedade em geral. É preciso investigar a fala, a oralidade e o letramento em seus contextos sociais, tanto para ampliar o conhecimento quanto para fundamentar práticas pedagógicas mais adequadas e eficientes,” enfatizou.
Estudante de Letras, Caio César Sousa da Silva
Para o estudante de Letras, Caio César Sousa da Silva, participar do congresso é uma oportunidade de aprendizado que terá reflexos em sua formação.“Espero aprender mais sobre o ensino de línguas. Temos aqui professores muito talentosos e experientes, e ouvir suas falas foi enriquecedor. Acredito que o congresso vai contribuir não apenas de forma prática, mas principalmente empática, ajudando a aprofundar a relação com os alunos em sala de aula”, declarou.
Durante a solenidade de abertura, estiveram presentes o pró-reitor de Ensino de Pós-graduação, Carlos Sait; a diretora em exercício do CCHL, Bartira Viana; o coordenador de Pesquisa e Inovação da PROPESQI/UFPI, João Marcelo de Castro e Sousa; o coordenador do PPG em Letras, Carlos André Pinheiro; a coordenadora do curso de Letras, Raimunda Santos; o assessor técnico da presidência da FAPEPI, João Batista Lopes; a professora da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Sílvia Vieira; a professora da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Áurea da Silva Pereira; e a integrante do Grupo de pesquisa Linguagem, Escola e Sociedade (LES), Iveuta de Abreu Lopes.
IV CONVALLE
Entre os palestrantes confirmados estão Sílvia Vieira (UFRJ), Stella Maris Borton-Ricardo e Guilherme Veiga Rios (UNB), além de Dermeval da Hora (UFPB). A programação inclui conferências, simpósios temáticos, minicursos, comunicações orais, apresentações de pôsteres e lançamento de livros.
Voltado a estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação básica e superior, pesquisadores das áreas de Linguística, Letras e Educação, bem como profissionais da cultura e das políticas linguísticas, o congresso se consolida como espaço de reflexão e troca de experiências sobre os desafios da linguagem na contemporaneidade.
Confira a programação completa aqui.
Acesse também o instagram @convalle.ufpi.