Na foto, o servidor Kleber Craveiro da Cunha, ao lado do professor Marcelo Furtini, e estudante colaboradora do estudo
Kleber Craveiro da Cunha, técnico de laboratório do Departamento de Construção Civil e Arquitetura (DCCA) e egresso do mestrado do Programa de Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para Inovação da Universidade Federal do Piauí (PROFNIT/UFPI), desenvolveu um projeto de transportador de pneu automotivo em sua dissertação de mestrado. O estudo busca trazer ao mercado um transporte de pneus de uma forma eficaz, segura e que não traga riscos à saúde do usuário. A pesquisa contou com orientação do professor Marcelo Barbosa Furtini.
A ideia para o projeto surgiu após o próprio Kleber ter um problema com seu pneu no caminho à UFPI, e ter que se deslocar por cerca de 40 minutos com o objeto em seus braços.
"Tive que levar o pneu para a borracharia e vi o transtorno que a falta de um equipamento específico para transportar o pneu causava. Fiquei super sujo e tive que botar peso", contou.
Quando enfim chegou na UFPI após solucionar o problema, Kleber viu uma professora da Instituição carregando diversos livros em um carrinho com rodas. Daí, concebeu a ideia de tentar desenvolver um modelo parecido, só que para pneus.
O transportador, que demorou cerca de três meses para ser desenvolvido, consegue levar pneus nos aros 13 ao 17, de maneira fácil e segura. Ele funciona através de um equipamento, semelhante a uma alavanca, que é acoplado no pneu, e a partir daí, o usuário consegue transportá-lo apenas segurando e caminhando com o equipamento.
O técnico contou que o projeto serve também como uma forma de preservar a saúde dos usuários, evitando que tenham que transportar pneus pesados por longas distâncias, o que poderia causar lesões aos braços e coluna.
"Um pneu aro 15 montado em sua roda, ao ser transportado manualmente, pesa aproximadamente 18 quilos. Mesmo para alguém que pratica musculação, carregar essa carga por mais de 20 metros pode ser fisicamente exaustivo, devido à fadiga nos braços e na coluna. Com este transportador de pneus, a diferença é notável: o pneu pode ser conduzido com apenas dois dedos", explicou.
Nos testes práticos, o pesquisador constatou que o equipamento pode ser utilizado por diversos tipos de pessoas, bem como consegue enfrentar obstáculos terrestres.
"Foram realizados testes com o equipamento sendo conduzido por pessoas altas, e baixas, em que enfrentavam obstáculos, como também desciam e subiam escadas e rampas. Foi feito a questão da condutividade dele, da estabilidade, da praticidade, tudo isso foi levado em conta", relatou.
O transportador de pneus automotivo vem para atender especialmente borracheiros, que manuseam pneus diariamente, e também taxistas e/ou motoristas de aplicativo, que estão mais suscetíveis a problemas em suas rodas, por estarem sempre trafegando.
O orientador da pesquisa, professor Marcelo Furtini, destacou a inovação do projeto. "A pesquisa representa um exemplo de inovação guiada pelo design, abordagem que coloca o usuário no centro do processo criativo para desenvolver soluções funcionais e significativas. Ao observar uma necessidade real e cotidiana, o pesquisador aplicou princípios de empatia, criatividade e experimentação para transformar um problema comum em uma solução prática e segura. Dessa forma, o projeto alia funcionalidade e bem-estar do usuário, evidenciando o potencial do design como motor de inovação", ressaltou.
Para avançar ainda mais no desenvolvimento do projeto, o pesquisador aguarda a concessão da patente pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O pedido de concessão de patente foi feito em 2023, e a cessão é aguardada para que possam buscar parcerias com empresas da área para futura comercialização.