Outubro é o mês mundialmente dedicado à conscientização sobre o câncer de mama, uma das doenças que mais acomete mulheres no Brasil e no mundo. Instituído no país pela Lei nº 13.733/2018, o Outubro Rosa tem como propósito mobilizar a sociedade para a prevenção e o diagnóstico precoce, ampliando as chances de tratamento bem-sucedido e redução da mortalidade.
Segundo o Ministério da Saúde, a campanha busca incentivar a população, em especial as mulheres, a manter hábitos saudáveis, realizar exames de rotina e estar atenta aos sinais do corpo. Agora, o SUS oferece acesso à mamografia para mulheres de 40 a 49 anos, mesmo sem sintomas, em decisão com o profissional de saúde. Além da mamografia, o sistema público oferece exame clínico das mamas, ultrassonografia e outros exames complementares quando necessário.
Entre as principais orientações para reduzir os fatores de risco estão: manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente, evitar o consumo de álcool e tabaco e, quando possível, amamentar. Também é fundamental procurar atendimento médico diante de sinais suspeitos, como caroços nas mamas ou axilas, alterações na pele, no mamilo ou secreções anormais. Embora seja raro, o câncer de mama também pode acometer homens, por isso, qualquer alteração na região deve ser avaliada.
O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, tem altas chances de cura. Por isso, o Outubro Rosa é mais do que uma campanha: é um chamado coletivo para o autocuidado e para o fortalecimento das políticas públicas de saúde.
Ações no Hospital Universitário
Neste mês, o Hospital Universitário realiza várias ações de prevenção ao câncer de mama. O Dia D está previsto para ocorrer no dia 25 de outubro, ocasião em que serão realizadas palestras, consultas em mastologia e diversos exames, como: mamografia, preventivos de câncer de colo uterino, radiofrequência e histeroscopias diagnósticas. Os pacientes contemplados são oriundos da fila de espera do SUS e serão convocados pelo Hospital.