Conheça o RedEco: projeto de extensão da UFPI que promove a integração entre professores e estudantes de Ciências Econômicas

Plataforma do curso de Ciências Econômicas da UFPI reúne textos científicos e proporciona a troca de conhecimento

O projeto de extensão Rede Econômica (RedEco), construído por professores e alunos do curso de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Piauí (UFPI), surgiu durante a pandemia como uma forma de aproximar a comunidade da graduação em tempos de distanciamento social.

Coordenador do projeto, professor Francisco Prancacio

Conforme o coordenador do projeto, professor Francisco Prancacio, o RedEco nasceu em 2020 como um canal de comunicação entre discentes e docentes da Instituição, a fim de manter vivo e constante o debate sobre a Economia. "Inicialmente, o Redeco foi criado em função do distanciamento social pela pandemia. A ideia foi a gente criar um site e manter um instrumento de comunicação com a comunidade acadêmica", revelou.

Atualmente, o projeto de extensão possui uma plataforma para publicação de textos científicos. "Nós já temos um canal de publicação, que é o espaço de texto de discussão. Esse texto de discussão é levar um pouco da produção científica na área de economia e afins para a comunidade acadêmica ter um primeiro contato. O texto tem ISSN e conta pontuação e currículo", afirmou o coordenador do projeto.

Embora tenha iniciado em 2020, no auge da pandemia, o RedEco ficou passou um tempo estagnado, voltando com força total em 2024. Ano no qual o projeto começou a visitar escolas públicas e particulares da capital piauiense, para apresentar a Economia aos alunos do ensino fundamental e médio.

"A gente leva o curso de Economia para que os estudantes entendam o que de fato faz o economista, e o que que se estuda em economia de forma geral. A gente apresenta a grade do curso, o tempo de formação, toda a estrutura curricular e leva também alguns conceitos para que se entenda o que é Economia, para de alguma forma despertar os alunos que têm interesse na área", informou.

Estudante de Ciências Econômicas, Cibelle Maria Santos

Cibelle Maria Santos, aluna do 4º período do curso de Ciências Econômicas da UFPI e participante do RedEco, disse sobre a sua participação no projeto em visitar públicas e particulares da capital para divulgar sobre as atividades do curso. "Eu entrei no final do ano passado no programa de extensão, e até agora eu tenho adorado. Tem várias áreas, tem podcast, mídias e eu faço parte das visitas nas escolas, que é uma forma da gente integrar nosso curso e levar um pouco do nosso mundo da economia para fora da UFPI", contou a estudante.

Uma das outras dimensões do projeto é a publicação de mídias informativas, incluindo vídeos e podcasts, em redes sociais. "Na época da pandemia, juntava os professores para discutir quais são as consequências dos impactos na economia sobre a pandemia. Então nós produzimos alguns vídeos. Esses vídeos eram um pouco mais longos, mas hoje em dia a gente está prezando cada vez mais para produção de vídeos curtos, objetivos que sejam publicados no Instagram e outras redes sociais", comentou o professor.

Para o futuro do RedEco, o professor Prancacio espera que os estudantes do curso alcancem ainda mais posições de destaque a partir do projeto de extensão e que possam ser beneficiados com bolsas acadêmicas. "Eu espero que o RedEco cresça cada vez mais, que os estudantes continuem e desenvolvem cada vez mais o protagonismo dentro do projeto, porque sem eles não funciona. Nós temos também a Instituição lançando editais, então que pelo menos parte dos estudantes possam ser beneficiados com bolsas. Então a ideia é de que a gente fortaleça o projeto concorrendo a esses editais internos e quem sabe no futuro a gente tenha também outros mecanismos de apoio, tanto institucional como interinstitucionais", concluiu.