Ao centro da foto, o vice-reitor Edmilson Moura e professores da UFPI durante a Liberação Nacional de Variedades RB da RIDESA
Na manhã desta quarta-feira (22), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) participou da Liberação Nacional de Variedades RB, ocorrida no Ribeirão Shopping, Ribeirão Preto, São Paulo. Promovido pela Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA-BRASIL), o evento congrega universidades de todo país para promoção de conhecimento, parcerias e inovações na área do cultivo da cana-de-açúcar.
A equipe da UFPI esteve presente por meio do vice-reitor, professor Edmilson Miranda Moura; da professora Regina Lúcia Ferreira (Centro de Ciências Agrárias - CCA); do professor Francisco de Alcântara Neto (CCA); e do professor Raimundo Nonato Oliveira Silva (Campus Amílcar Ferreira Sobral - CAFS). O vice-reitor da UFPI destaca a atividade como uma oportunidade de estabelecer parcerias que visem ao desenvolvimento sustentável a partir de soluções energéticas sustentáveis.
“A UFPI manifesta interesse em aprofundar a cooperação com a RIDESA, visando à implantação de campos experimentais, para desenvolvimento de pesquisas conjuntas e formação de recursos humanos especializados. Essa parceria reforça o compromisso da UFPI com a inovação científica, o desenvolvimento regional e a busca por soluções sustentáveis para o setor agroenergético”, declara o professor Edmilson.
A Rede Interuniversitária para o Desenvolvimento do Setor Sucroenergético (RIDESA), criada em 1990 e formada por dez universidades federais brasileiras, é responsável pelo desenvolvimento das variedades RB (República do Brasil) de cana-de-açúcar, amplamente utilizadas no país por seu alto desempenho e adaptabilidade.
Além da UFPI, compõem a RIDESA a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a Universidade Federal de Sergipe (UFS); a Universidade Federal de Goiás (UFG); a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT); a Universidade Federal de Alagoas (UFAL); a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A mesa de honra da abertura contou com a presença do presidente da RIDESA e reitor da UFAL, Josealdo Tonholo; do coordenador Geral da RIDESA, Hermann Paulo Hoffmann; da reitora da UFSCar, Ana Beatriz de Oliveira; do presidente da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Luiz Antonio Elias; e representando o Censo Varietal 2024/25 RIDESA, Ricardo de Oliveira. O evento contou com as mesas redondas “Bioenergia e Sustentabilidade: O papel da cana-de-açúcar para a economia de baixo carbono e o incentivo às pesquisas nas Universidades Públicas Federais para liderança da transição energética” e “Políticas públicas para bioenergia e o papel do setor sucroenergético”.