O Polo de Currais – Sede realizou no sábado, 18 de outubro, a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX INTERPARFOR) e o II Seminário Intercultural do PARFOR Equidade/UFPI (II INTERPARFOR). O evento reuniu as turmas de Geografia e Pedagogia Intercultural Indígena, e teve como tema “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”.

Mesa de abertura do evento
A programação englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares e interculturais desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1.

Seminário ocorreu na U. E. Hélio Figueiredo da Fonseca
Dando as boas-vindas a todos, o Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, mencionou que o SIMPARFOR e o INTERPARFOR já são uma marca registrada do Programa. “É sempre uma satisfação imensa receber todos vocês em nosso Polo. É visível o desenvolvimento dos nossos cursistas a cada semestre, tanto na qualidade dos trabalhos como na desenvoltura nas apresentações, e isso já está sendo refletido na prática docente deles”, afirmou.

Coordenador do Polo de Currais, Prof. Cícero Barros, e Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro
Em sua fala, a Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou que a qualidade necessária da formação superior passa pelo ensino, pesquisa e extensão. “Fico muito feliz quando vejo o professor da educação básica investindo em sua formação, pois isso irá reverberar na sua prática docente. Além disso, o PARFOR, na sua origem, já é um Programa que possui um grande alcance social. E o PARFOR Equidade, essa ação especial do Programa, veio para ampliar ainda mais esse alcance, pois além de formar professores para atuarem com comunidades surdas, indígenas, quilombolas e com o público-alvo da educação especial, oportuniza o ingresso na educação superior de pessoas oriundas desses grupos historicamente marginalizados em nossa sociedade”.

Profa. Glória Ferro destacou importância do evento
Segundo a Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais, somente um governo sensível poderia pensar em um Programa que visa atender a reivindicações de segmentos da população, cujas histórias são marcadas pela marginalização e preconceitos. “É uma política pública que está levando em consideração uma reivindicação histórica dessas populações. E nós buscamos executar essa política da forma mais séria e comprometida possível. Nossa intenção não é sobrepor conhecimento científico sobre os saberes originários tradicionais, mas fazer o compartilhamento, a troca de saberes, pois todos possuem o seu valor”.

Profa. Lucineide Morais durante II INTERPARFOR realizado no Polo de São João do Piauí
Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro
O cursista de Pedagogia Intercultural Indígena, Elias Mangueira Filho, acredita que a segunda edição do evento mostrou para eles o quanto são capazes quando acreditam no que fazem. “Foi realmente emocionante ver o nosso crescimento desde o primeiro INTERPARFOR. A cada edição, dá pra sentir a nossa evolução. Ver o envolvimento de todos, o carinho e a dedicação de cada professor, e o empenho da coordenação, enche a gente de orgulho e gratidão. A qualidade dos trabalhos, a organização e o entusiasmo de cada participante refletem o amor que temos pelo nosso curso e pela nossa formação. É lindo perceber que estamos construindo algo maior, deixando nossa marca, crescendo juntos e aprendendo com cada passo. Que venham muitas outras edições, com ainda mais aprendizado, união e fé no nosso propósito de transformar vidas através da educação”, relatou.

Grupo de Elias Filho (primeiro da esquerda para direita) durante apresentação
A Profa. Amanda Albuquerque, que ministrou a disciplina de Atividades Curriculares de Extensão (ACE) 5 - Multiculturalismo, diversidade cultural, educação para a valorização do multicultural, na turma de Geografia, avaliou que a partir do que foi apresentado, os cursistas saem como professores da educação básica e como seres humanos mais concretos, diversos e multiculturais. “Gostaria de agradecer mais uma vez à Universidade Federal do Piauí e às autoridades locais por permitirem este momento, que é de extrema riqueza. Sem a educação básica, qualquer outro nível educacional, até o mais elevado, que é o superior e o acadêmico, não existe ou é deficiente. Sintam-se transformadores do futuro”.

Professora formadora Amanda Albuquerque
Parabenizando os cursistas por todo esforço e dedicação, e agradecendo também aos professores formadores pelo trabalho desenvolvido, a Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana, enfatizou que “os trabalhos apresentados comprovam a evolução dos cursistas, pois refletem todo esse desenvolvimento em termos de conhecimento e de produção científica”, disse.

Coordenadora do Curso de Geografia, Profa. Bartira Viana
O Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento, reiterou que o evento é o resultado de todo o trabalho que foi desenvolvido ao longo do período letivo. “Então, gostaria só de agradecer a cada um dos professores, a cada um dos alunos, que se empenharam nesse trabalho e dizer para vocês que o semestre passado foi uma coisa, já neste semestre melhoramos bastante, o próximo vai ser um pouquinho mais difícil, mas vai melhorar ainda mais, e assim sucessivamente”.

Coordenador do Curso de Pedagogia Intercultural Indígena, Prof. Raimundo Nonato do Nascimento
O evento contou com a presença de autoridades locais, como o vice-prefeito municipal, Cledno Castro; a Secretária de Educação, Analicia Alves; além de professores da rede básica de ensino e egressos do Programa. “Nunca é tarde para aprendermos, nunca é tarde para corrermos atrás dos nossos objetivos. A educação de Currais tem alcançado patamares muito importantes e o PARFOR/UFPI é um grande parceiro nesse processo de construção dos saberes. É com muita alegria que estamos aqui reunidos para mais uma edição desse evento tão importante”, pontuou Analicia Alves.

Profa. Bartira Viana, Analicia Alves, Cledno Castro e Profa. Glória Ferro
Confira a programação completa (XIX SIMPARFOR e II INTERPARFOR), o vídeo e mais fotos do evento:












