Estudantes de Medicina da UFPI ficam em segundo lugar na primeira fase da 5ª Olimpíada de Medicina

Estudantes de Medicina do Campus de Teresina participam e obtêm destaque na OMED

Os estudantes do quinto período do curso de Medicina do Campus de Teresina da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Heron Silva Soares, Tiago Soares de Araújo Monte e Artur Guilherme Feitosa Ferreira, conquistaram o segundo lugar na primeira fase da V Olimpíada de Medicina (OMED), na modalidade ciclo básico. O grupo é orientado pelo professor Anderson Wilbur Lopes Andrade.

O professor Anderson Wilbur ressaltou a importância da participação dos alunos na competição para o desenvolvimento do perfil profissional. “Competições como a Olimpíada de Medicina representam uma oportunidade ímpar de consolidação do aprendizado dos componentes básicos do curso. Esses eventos estimulam o pensamento crítico, a resolução de problemas complexos e a tomada de decisão baseada em evidências, competências fundamentais para a formação do médico contemporâneo. É motivo de orgulho perceber que o conhecimento construído em sala de aula, especialmente por meio de aulas que estimulam o raciocínio fisiopatológico e farmacológico, se reflete em excelentes resultados nacionais, fortalecendo a imagem da UFPI como instituição de referência no ensino médico”, destacou.

Ele também enfatizou que o desempenho da equipe é reflexo da qualidade da formação oferecida pela Universidade: “O desempenho dos nossos alunos é resultado direto de uma formação sólida e muito técnica, característica marcante do curso de Medicina da UFPI. A estrutura curricular permite compreender os mecanismos fisiológicos e fisiopatológicos antes da abordagem farmacológica e terapêutica, o que favorece a construção de um raciocínio clínico consistente. Além disso, o uso de aulas teóricas e práticas com softwares de simulação farmacológica e discussão de casos clínicos estimula o estudante a correlacionar ciência básica com prática médica.”

Representando a equipe, o estudante Heron Silva Soares reforçou o foco na preparação e as expectativas para as etapas seguintes: “Nossa preparação consistiu principalmente em reuniões para resolver questões de provas anteriores, disponibilizadas no site da OMED. Todo o conteúdo cobrado já havia sido visto em nossa grade, então aproveitamos para revisar pontos que ainda não estavam totalmente consolidados. Em grupo, conseguimos sanar a maioria das dificuldades. Para a próxima fase, queremos manter a constância. O mais gratificante é saber que o processo de aprendizagem foi bem conduzido e que o resultado é consequência disso”, afirmou.

A equipe da UFPI alcançou pontuação apenas um ponto abaixo do primeiro colocado, resultado que evidencia o comprometimento e a excelência dos estudantes. Além dos classificados, outros três integrantes da 102ª turma de Medicina da UFPI, Arthur Vinicius Lobo Siqueira Lira, Cauã Araújo Soares e Júlio Gabriel Saldanha Alves da Silva, também fazem parte do grupo, que foi criado com o objetivo de fortalecer estudos em conjunto e estimular a produção acadêmica.

A segunda fase da competição está marcada para o dia 1º de novembro.

Criada em 2020 por alunos da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein, a OMED surgiu diante da ausência de competições acadêmicas voltadas ao ensino superior da área da saúde no Brasil e em nível internacional. A iniciativa busca promover um ambiente de competição saudável, incentivando estudantes a aprofundar conhecimentos para além das disciplinas curriculares, estimulando o raciocínio médico e a troca de experiências acadêmicas.