
Audiência com Márcio França, ministro da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Foto: Renato Braga)
A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir do Nascimento Nogueira, cumpriu, entre os dias 22 e 23 de outubro, uma série de compromissos institucionais em Brasília (DF), com foco no fortalecimento das políticas de inclusão e na articulação de parcerias para incentivo ao empreendedorismo no Estado. Além disso, a reitora participou de acordo firmado com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para contemplar a UFPI com a segunda cuidoteca do Brasil.
Nos dois dias, a gestora participou do III Seminário e da III Reunião do Colégio de Gestores de Núcleos de Acessibilidade das Universidades Federais (Conacessi), promovidos pela Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).
De acordo com a reitora Nadir Nogueira, o encontro reuniu reitores, gestores e especialistas para debater avanços nas políticas de acessibilidade, inclusão e permanência de pessoas com deficiência no ensino superior. “A Universidade Federal do Piauí reafirma, assim, seu compromisso com uma educação pública que valoriza a diversidade e promove a igualdade de oportunidades”, frisou.

Em ocasião de evento da Andifes sobre inclusão e acessibilidade
A mesa de abertura contou com a participação do presidente da Andifes, reitor José Geraldo Ticianeli (UFRR), e da coordenadora nacional do Conacessi, professora Arlete Marinho (UFPA). A programação contemplou palestras sobre financiamento, políticas públicas, currículo diferenciado, certificação e a inclusão de pessoas com autismo no ensino superior.
Durante a agenda em Brasília, a reitora também participou de articulação voltada ao desenvolvimento econômico do Piauí ao lado do governador Rafael Fonteles, em reunião com o ministro do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte, Márcio França. Na pauta, tratou-se da adesão do estado a programas federais de fomento ao empreendedorismo, com destaque para o Contrata+Brasil — plataforma inovadora do Governo Federal que amplia as oportunidades de negócios e facilita o acesso de microempreendedores individuais e pequenas empresas às contratações públicas.
A reitora Nadir Nogueira reforçou a parceria entre os governos e a Instituição para impulsionar a formação e a capacitação de empreendedores. “Estamos juntos. A UFPI está pronta para essa qualificação, para essa transformação e para dialogar com as demandas do Estado do Piauí em parceria com o governo”, concluiu.
*Com informações de Governo do Estado do Piauí