
Em ocasião de participação na oficina de Roteiro de Curta Audiovisual no SaLiPi 2025
Criado a partir de um estudo coordenado pela professora do curso de Letras da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Jasmine Malta, o grupo “Paçoca de Pilão” integra um projeto de extensão vinculado à Coordenação de Letras Vernáculas e à Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (PREXC/UFPI). A iniciativa tem como principal objetivo dar visibilidade à literatura piauiense, promovendo o reconhecimento de autores locais e fortalecendo o diálogo entre Universidade, escola e comunidade.
Segundo a professora Jasmine Malta, o nome do projeto nasceu do desejo de trazer uma referência regional que expressasse, desde o título, o compromisso do grupo com a valorização da cultura e da produção literária do Piauí. “O programa atua na promoção do empreendedorismo cultural por meio de atividades como palestras, oficinas, exposições e aulas abertas. Nessas ações, estudantes e professores realizam leituras, debates, análises e produzem verbetes, além de elaborar materiais didáticos voltados ao ensino médio, como e-books e arquivos de áudio disponíveis para uso educacional”, explicou a docente.
O “Paçoca de Pilão” é composto por alunos dos cursos de Letras, História e Psicologia, além de uma mestranda e das coordenadoras, professoras Jasmine Malta e Carol Aquino. O grupo acolhe estudantes a partir do segundo semestre da graduação, com calendário anual, e também recebe interessados de outras áreas que desejam contribuir com as ações de extensão.
Para Elara Moretz-Sohn, estudante do curso de Letras-Português e integrante do programa, o projeto representa um espaço de descobertas e crescimento acadêmico. “A gente sempre se perguntava muito sobre determinados autores e autoras, onde estavam, quem eram eles. O Paçoca de Pilão surgiu, na verdade, de várias perguntas e necessidades que sentíamos nos estudos sobre literatura piauiense e no acesso da população a essa produção. Tudo o que a professora Jasmine realiza, eu acompanho de perto e me orgulho muito. O projeto foi fundamental para o desenvolvimento do meu TCC e para começarmos a pensar os estudos em literatura piauiense de forma mais científica e sistemática aqui na UFPI”, destacou.

Palestra com o professor Luiz Romero Lima, que doou exemplares do seu "Literatura Piauiense na Sala de Aula" para análise dos membros do Grupo de Estudo
As atividades do “Paçoca de Pilão” são divulgadas no perfil do grupo no Instagram e nos sites do Núcleo de Estudos Literários e da Biblioteca Virtual de Escritoras Piauienses, que contam com abas específicas para o compartilhamento dos materiais produzidos. A comunidade também participa das ações por meio de atividades de extensão em escolas e eventos culturais, como o Salão do Livro do Piauí (SaLiPi).