Você está aqui:

Dois dias de muito aprendizado marcam XIX SIMPARFOR no Polo de Miguel Alves

Entre os dias 24 e 25 de outubro, o Polo de Miguel Alves realizou a XIX edição do Seminário Interdisciplinar do PARFOR/UFPI (XIX SIMPARFOR). O evento ocorreu na Unidade Escolar Senador Dirceu Mendes Arcoverde e abordou o tema: “Diálogos Interculturais na educação: entrelaçando saberes sobre ancestralidade, diversidade e inclusão”.

Mesa de abertura do primeiro dia de evento

A programação englobou a exposição de pôsteres e sessões de comunicação oral, com foco na discussão dos resultados de pesquisas e das experiências interdisciplinares desenvolvidas ao longo do semestre letivo 2025.1. No primeiro dia de evento, 24 de outubro, ocorreram as apresentações dos cursos de Educação Física, Geografia, História e Letras-Libras. No segundo, dia 25 de outubro, dos cursos de Letras-Português e Pedagogia.

Seminário reuniu coordenadores, professores, cursistas e comunidade

Dando as boas-vindas a todos, a Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira, ressaltou a alegria pela realização de mais uma edição do evento. “Agradeço todo apoio recebido tanto da Coordenação do PARFOR/UFPI como do município. Esse regime de colaboração é fundamental e é por meio dele que conseguimos desenvolver as ações do Programa. Somos muito gratos por podermos contar com cada um de vocês e o nosso Polo está sempre de portas abertas para recebê-los. Que nossos cursistas possam continuar nessa jornada como eternos pesquisadores, professores que a cada dia aperfeiçoam a sua prática em sala de aula”.

 

Coordenadora do Polo de Miguel Alves, Profa. Raimunda Pereira

A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, destacou que o compromisso principal do Programa é com a qualidade da formação. “Esse momento é resultado de um trabalho realizado a muitas mãos, por isso é tão especial para todos nós que fazemos o PARFOR na UFPI. Representa a conclusão do trabalho desenvolvido ao longo do semestre letivo e é extremamente importante para o processo formativo dos cursistas, que está fundamentado no tripé: pesquisa, ensino e extensão. Gostaria de agradecer e parabenizar todos os envolvidos. Sigamos firmes na construção de uma educação justa e equânime", afirmou. 

Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro

O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, enfatizou que com a chegada dos cursos do PARFOR, Miguel Alves se tornou um grande polo de educação na região norte do estado. “Hoje, o município se tornou uma referência e já vive o futuro. Somos muito gratos pela parceria e apoio que recebemos da administração municipal. E esse seminário, já consolidado no calendário do Programa, é de grande importância, pois os alunos apresentam o resultado de suas pesquisas, dos estudos desenvolvidos durante o semestre letivo. Que seja um momento bastante produtivo, de compartilhamento de experiências e socialização de saberes”.

Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura

Para Antonia Maria Sousa, cursista de Letras-Português, a edição do evento proporcionou ainda mais aprendizado. “Avalio esse momento de maneira bastante positiva, porque veio para somar na minha vida profissional, na minha prática docente, mostrando-me caminhos e ampliando meus horizontes. O PARFOR está me ajudando a crescer, a me tornar aquilo que quero ser por meio da minha formação”, frisou.

Antonia Maria Sousa, cursista de Letras-Português

Falando em nome dos coordenadores de curso, o Prof. Dalton Macambira, Coordenador do Curso de História, ressaltou o papel da universidade para o crescimento regional. “Uma universidade só pode cumprir sua função social consolidando sua inserção em um projeto capaz de promover o desenvolvimento do seu estado, pois ela não pode estar isolada. É preciso que as pesquisas e o conhecimento produzido ultrapassem seus muros e cheguem até a comunidade. Como diz o poeta, ela precisa ir até onde o povo está, pois somente assim estará cumprindo sua função principal, que é formar profissionais”, disse.

Coordenador do Curso de História, Prof. Dalton Macambira

O evento contou com a presença de representantes municipais, como o prefeito Francisco Paiva (Veim da Fetraf); o vice-prefeito Adail Júnior; o presidente da Câmara de Vereadores, José Pereira; a Secretária de Educação, Rosinete Oliveira; dentre outros.

Na ocasião, o prefeito Francisco Paiva (Veim da Fetraf) assegurou o apoio municipal às ações do Programa. “Antes, os nossos professores precisavam se deslocar até Teresina para se especializarem. Hoje, eles possuem a oportunidade de estudar em casa, graças a essa parceria saudável, que vamos continuar apoiando e incentivando, porque temos plena consciência de que é a educação que transforma vidas. Ficamos muito honrados com a presença de todos vocês no nosso município e por podermos contar com a UFPI por meio do Polo do PARFOR”.

Prefeito Francisco Paiva (Veim da Fetraf)

Segundo a Secretária de Educação, Profa. Rosinete Oliveira, o PARFOR tem transformado a educação do município. “O Programa, que chegou aqui em Miguel Alves por meio de uma parceria da Prefeitura Municipal com a Universidade Federal do Piauí, tem trazido grandes benefícios para a nossa educação, impactando positivamente os resultados de aprendizagem dos alunos da nossa rede de ensino. E esse é mais um momento rico, em que vocês têm a oportunidade de aprofundar ainda mais os conhecimentos”.

Prof. João Benvindo, Profa. Glória Ferro, Veim da Fetraf e Rosinete Oliveira

Para a Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro, é visível o impacto social que o PARFOR/UFPI tem causado na Educação do Piauí. “Por meio do Programa, estamos construindo oportunidades mais igualitárias para a formação de professores. E esse seminário é a prova disso, oportunizando a troca de experiência, aprendizados e inspirações”.

Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Profa. Gardênia Pinheiro

Confira a programação completa (Dia 24 de outubro I Dia 25 de outubro), o vídeo e mais fotos do evento: