SIUFPI 2025 destaca o protagonismo científico feminino; veja a programação completa do evento na multicampia

Com o tema “Protagonismo feminino na construção do conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, os Seminários Integrados da Universidade Federal do Piauí (SIUFPI) acontecem de 3 a 7 de novembro, em todos os campi da multicampia da Instituição. Como o maior evento acadêmico da Universidade Federal do Piauí (UFPI), os SIUFPI possibilitam a produção e a disseminação do conhecimento por meio de trabalhos desenvolvidos por estudantes, docentes, pesquisadoras e pesquisadores. Inscreva-se no SIUFPI aqui.

Segundo o coordenador dos SIUFPI no Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, professor Leandro Gurgel, a principal preocupação ao propor as ações foi fortalecer a integração entre ensino, pesquisa, extensão e inovação no Campus, valorizando as iniciativas desenvolvidas por estudantes e servidores. “O objetivo é criar um espaço de socialização do conhecimento, estimulando o diálogo entre diferentes áreas e incentivando novas parcerias e projetos que contribuam para o desenvolvimento regional e institucional”, destacou.

Já a coordenadora dos SIUFPI no Campus Senador Helvídio Barros, em Picos, professora Larissa Alves Guimarães, ressaltou que a programação seguirá os moldes do tema “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, valorizando as contribuições das mulheres na produção científica e incentivando políticas mais equitativas, inclusivas e democráticas dentro da Instituição. “O sétimo SIUFPI, que ocorrerá de forma presencial aqui no Campus de Picos, tem uma programação variada. E, seguindo a temática principal de protagonismo feminino, valorizamos essa discussão em todos os seminários”, afirmou Larissa.

No Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, a coordenadora Luana Alencar destacou a importância do evento como espaço de convergência das ações acadêmicas. “O SIUFPI é a culminância e a socialização dos trabalhos e das pesquisas desenvolvidas. Além de ser um momento de integração da comunidade acadêmica e dos eixos de ensino, pesquisa e extensão”, pontuou.

Programação – Campus de Picos

A programação no Campus Senador Helvídio Barros inicia na segunda-feira (3), às 8h30, com o credenciamento no Teatro Sávio Barão, seguido de atração cultural com Aline Moura (Projeto Tempus), cerimônia de abertura às 9h30 e palestra de abertura às 10h, ministrada pela professora Jaciara Andrade Silva (UNIVASF – São Raimundo Nonato), com o tema “O Protagonismo Feminino na Ciência: A Arqueologia no Piauí como símbolo nacional”.

Na terça-feira (4), o Pátio Central recebe, das 9h às 11h, a apresentação de pôsteres do SEMEX. À tarde, no Auditório Severo Eulálio, ocorre a Mostra de Comunidades (SEMEX) e, à noite, no Auditório Fontes Ibiapina, acontece a performance “Desordem e Regresso” (Projeto Tempus), seguida da Mesa Temática 1: Protagonismo Feminino na Extensão, mediada pela professora Kary Emanuelle Reis Coimbra (UFPI).

Na quarta-feira (5), o Pátio Central sedia, das 9h às 11h, as apresentações de pôsteres do SIC e SDTI. À tarde, as apresentações orais acontecem nas salas 833, 834 e 835. À noite, o Auditório Severo Eulálio recebe a Mesa Temática 2: Protagonismo Feminino na Pesquisa, com mediação da professora Larissa Alves Guimarães.

Na quinta-feira (6), as apresentações orais do SEG e ENID ocorrem das 8h às 12h e continuam à tarde em diversas salas. Às 18h, no Auditório Fontes Ibiapina, acontece a Mesa Temática 3: Protagonismo Feminino na Educação, com mediação da professora Alessandra Lopes Castelini (UFPI).

A sexta-feira (7) encerra a programação com apresentação cultural, cerimônia de encerramento e premiação, a partir das 14h, no Auditório Fontes Ibiapina.

Programação – Campus de Bom Jesus

No Campus Professora Cinobelina Elvas, em Bom Jesus, as atividades iniciam na segunda-feira (3), às 16h, com a palestra de abertura “Mulher Negra e Cientista: Padrão ou Exceção?”, ministrada online pela professora Rosy Isaias.

Na terça-feira (4), a professora Lilian Silva Catenacci ministra a palestra “Protagonismo Feminino na Construção do Conhecimento: Ciência, Educação e Sociedade”, no Auditório Central, seguida das apresentações orais do SIC e SDTI, das 14h às 18h.

A quarta-feira (5) traz, no Pátio do RU, das 8h30 às 12h, a apresentação de banners do SIC, SIC-EM e SDTI. À tarde, no Salão Nobre, ocorre a Roda de Conversa “Mulheres na Extensão”, das 16h às 18h.

Na quinta-feira (6), o Pátio do RU volta a receber as apresentações de banners do SEMEXC, das 8h30 às 12h.

Por fim, na sexta-feira (7), acontecem as apresentações orais e de banners do ENID, pela manhã, e a cerimônia de premiação e encerramento, às 14h30, no Auditório Central.

Programação – Campus de Floriano

No Campus Amílcar Ferreira Sobral, em Floriano, as atividades têm início na terça-feira (4), com apresentações orais, das 8h30 às 12h, em diversas salas. À tarde, às 14h, o Auditório do CAFS recebe a palestra “Avanços e desafios na pesquisa a partir das lentes de gênero”, com a professora Barbara Johas (UFPI) e mediação da professora Vicelma Barbosa. À noite, às 18h30, acontece a Roda de Conversa “A Extensão como Eixo de Interação entre Universidade e Sociedade: Experiências Exitosas”, com participação de docentes do campus e mediação do professor Alyson Luiz.

Na quarta-feira (5), a programação começa às 8h30, com a palestra sobre auriculoterapia, ministrada pela professora Janaina de Paula. Às 14h, ocorre a palestra “Mulheres, Docentes e Pesquisadoras: Uma Reflexão em Três Atos”, com a professora Marta Rochele e mediação da professora Grasiela Coelho. À noite, às 18h30, o auditório recebe a palestra “Relatos de Pesquisas com Inteligência Artificial Aplicada”, com os professores Rafael Leite, Eduardo Walter e Igor Bezerra, mediada por Daniel César Menêses.

Na quinta-feira (6), serão ofertados diversos minicursos: “Aspectos Éticos e Legais da Pesquisa com Seres Humanos” (professoras Rute Irene e Mychelangela Brito), “Educação Inclusiva em Perspectiva Anticapacitista: Teorias e Práticas em Construção” (professora Carla Andreia) e “Seu Laboratório de Gestão: Empresa Simulada na Prática” (professor Rodrigo Mello). À noite, às 18h30, será inaugurado o projeto de extensão “Cinéfilo: Cinema em Debate”, com exibição do filme “Preciosa” e mediação do professor Kherian Gracher.

Saiba mais em: https://siufpi2025.ufpi.edu.br/