UFPI recebe visita de professor da Universidade de Columbia (EUA) para discutir parceria internacional

Encontro aconteceu na sala de reunião da Vice-Reitoria da UFPI

A reitora da Universidade Federal do Piauí (UFPI), professora Nadir Nogueira, recebeu na tarde da quarta-feira (26) o professor Wellington Cardoso, pesquisador da Universidade de Columbia (EUA) e referência internacional nos estudos de desenvolvimento e regeneração pulmonar. A reunião teve a participação do diretor do CCS, Arquimedes Cardoso, do professor Viriato Campelo, da professora Socorro Cruz, coordenadora de Infraestrutura de Pesquisa da PROPESQI/UFPI, e da professora Daniele Freitas, do Departamento de Parasitologia.

Durante o encontro, foi apresentada a proposta de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Wellington, encaminhada ao Conselho Universitário pela atual gestão da UFPI. A indicação destaca sua trajetória científica, especialmente sua atuação na área de regeneração pulmonar, campo em que é fundador e coordenador de um centro de pesquisa no Departamento de Medicina da Universidade de Columbia.

A reitora Nadir enfatizou a relevância do pesquisador e destacou que a iniciativa abre portas para uma aproximação inédita entre as duas instituições.

Segundo ela, “a expectativa é que, na ocasião da entrega do título, que acreditamos que será aprovada, possamos também formalizar um termo de cooperação técnica com o instituto que o professor representa, promovendo intercâmbio e mobilidade de professores, pesquisadores e estudantes da UFPI.”

O professor Viriato Campelo reforçou que a homenagem busca reconhecer um pesquisador piauiense que tem contribuído de forma expressiva para a ciência mundial. “O doutor Wellington Cardoso é um legítimo piauiense, com um trabalho científico de alto nível. Propomos esse título para homenageá-lo e também para abrir novas portas de cooperação que possam impulsionar ainda mais o crescimento da universidade”, afirmou.

Honrado com a indicação, Wellington Cardoso destacou que o momento marca a possibilidade de estabelecer uma relação acadêmica mais próxima com a UFPI.

“Eu fico muito honrado com essa proposta. Sempre tive vontade de manter um relacionamento acadêmico mais próximo com a Universidade, e esta é uma oportunidade ímpar, que me deixa muito contente”, declarou.

A reunião encerrou-se com a perspectiva de avançar nas negociações para firmar a parceria internacional entre o centro de pesquisa em Columbia e a UFPI, especialmente para beneficiar estudantes e programas da Instituição.