Estudantes com benefício da Assistência Estudantil da UFPI receberão parcela adicional correspondente ao “décimo terceiro”

Estudantes da UFPI serão beneficiados com parcela adicional. Foto: Arquivo SCS/UFPI

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários (PRAEC), irá conceder uma parcela adicional a mais de 800 estudantes contemplados até outubro de 2025 pelas bolsas de assistência estudantil. O benefício será implementado ainda em dezembro, com previsão de pagamento para janeiro.

Professor Emídio Matos

O pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, Emídio Matos, destacou a importância da iniciativa e seu impacto na permanência na Universidade. “A assistência estudantil é prioridade. Para o estudante em situação de vulnerabilidade socioeconômica, esse recurso adicional é extremamente importante. Ele garante a permanência efetiva e contribui para o sucesso acadêmico. Nosso objetivo é que os estudantes ingressem e concluam seus cursos dentro do tempo previsto”, afirmou.

Emídio Matos também ressaltou que o auxílio representa um avanço na política de assistência estudantil da Instituição. “O recurso destinado à Universidade impulsionou o orçamento da Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento, permitindo a implementação dessa parcela adicional. Isso torna a UFPI pioneira e ainda mais acolhedora com sua comunidade estudantil”, completou.

Aluna Cecília Carvalho

A estudante de Educação Física, Cecília Carvalho, que será uma das beneficiárias, comemora a iniciativa, já apelidada pelos alunos de “décimo terceiro”. “Chegou em um ótimo momento. É perceptível o olhar cada vez mais atento aos estudantes em situação de vulnerabilidade, trazendo mais estabilidade e permitindo maior foco nos estudos”, declarou.

A parcela extra será viabilizada por meio de repasse do Governo Federal destinado às universidades. Estudantes beneficiados por bolsas da PRAEC, como o Auxílio Creche (AC), Bolsa de Apoio Estudantil (BAE), Auxílio Residência (AR), entre outras, estão aptos a receber o valor adicional.