
Entre os dias 18, 19 e 20 de novembro, a Universidade Federal do Piauí (UFPI), em parceria com a Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Universidade Estadual do Amazonas (UEA) e Universidade Federal do Acre (UFAC), realizou o III Encontro Regional Norte Nordeste do PARFOR (III ENNEPARFOR).

Abertura do evento foi realizada no Auditório Eulálio Chaves (UFAM)
Com o tema “PARFOR no Norte e Nordeste Brasileiro: Trajetórias, Desafios e Perspectivas”, o evento foi sediado na Universidade Federal do Amazonas (UFAM) e teve como objetivo analisar as trajetórias, os desafios e as perspectivas de ações do PARFOR ao longo dos 16 (dezesseis) anos da sua implantação. O III ENNEPARFOR reuniu coordenadores(as) institucionais, coordenadores(as) de curso, coordenadores(as) locais, professores(as) formadores(as), cursistas do PARFOR do Norte e Nordeste.

Evento contou com representantes do PARFOR de diferentes instituições
A comitiva da UFPI esteve composta pelo Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura; Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro; Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura; Coordenadora Adjunta do PARFOR Equidade/UFPI, Profa. Lucineide Morais; Coordenadora do curso de Geografia, Profa. Bartira Viana; Coordenadora do curso de Letras-Libras, Profa. Maraisa Lopes; Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura; Coordenadora do Polo de Paulistana; Profa. Diana Valdete; Coordenador do Polo de Castelo do Piauí. Mathusalém Rodrigues; secretária executiva do PARFOR/UFPI e cursista de Educação Especial Inclusiva/Polo de Teresina, Rayla Oliveira; e as também cursistas: Elyne Raquel Bezerra (Educação Bilíngue de Surdos - PARFOR Equidade/UFPI do Polo de Teresina); Josemilda Cavalcante (Educação Física/ Polo de Floriano); Luzia Sousa (Pedagogia/ Polo de Luzilândia); e Maria Eduarda de Santana (Pedagogia Intercultural Indígena - PARFOR Equidade/UFPI do Polo de Uruçuí). Durante o evento, todos os integrantes participaram da programação integrando mesas-redondas e apresentando trabalhos desenvolvidos no âmbito do PARFOR da UFPI.

Comitiva da UFPI com Lorena Lins Damasceno (CGDOC/DEB/CAPES)
Na ocasião, o Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura, destacou que ficou profundamente impressionado com a força de vontade e o empenho de todos que fazem o Programa. “É realmente admirável e emocionante. Coloco a Vice-Reitoria da UFPI sempre à disposição para ajudar no que estiver ao nosso alcance. Foi muito importante poder acompanhá-los na discussão sobre os caminhos, os desafios e as perspectivas do PARFOR para o Norte e Nordeste”.

Vice-Reitor, Prof. Edmilson Moura
A Coordenadora Institucional do PARFOR/UFPI, Profa. Glória Ferro, ressaltou a alegria pela realização de mais um ENNEPARFOR, cuja 1ª edição foi sediada pela UFPI em 2013. “Este é um momento de muita emoção para todos que fazemos o PARFOR. Estamos vivenciando um momento que nos permite falar de educação como possibilidade de construção de uma sociedade que seja de fato mais justa, inclusiva e equânime. Percebemos que as iniciativas do PARFOR na UFPI são exemplos para outras instituições e isso é motivo de muita satisfação para todos nós”, afirmou, reiterando que a potência do III ENNEPARFOR foi destacada na fala dos palestrantes, na qualidade do debate promovido, nos encaminhamentos apontados na Carta de Manaus, documento de caráter reivindicatório endereçado à CAPES, e também evidenciada no número de trabalhos inscritos, tanto de forma presencial quanto remotamente. Ao todo foram 13 (treze) salas de sessão de comunicação oral presenciais, além de 1 (um) espaço de sessão de pôsteres, e 24 (vinte e quatro) salas de sessão de comunicação oral remotas, alcançando cerca de 400 (quatrocentos) trabalhos apresentados, complementou Glória Ferro.

Professores Edmilson Moura e Glória Ferro durante evento
A Profa. Diana Valdete, gestora da Unidade Escolar Bela Vista, do município de Paulistana e Coordenadora Local do Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR Equidade), apresentou a experiência exitosa de imersão total realizada no curso de Licenciatura em Educação Escolar Quilombola durante a mesa-redonda "PARFOR Equidade - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas", que contou também com a participação do Coordenador do curso de Educação Escolar Quilombola, Prof. Ariosto Moura. “O curso ofertado pela UFPI acontece em parceria com os municípios que possuem estudantes: Paulistana, Queimada Nova, Jacobina e Betânia. As ações de imersão contaram com o total apoio da comunidade Quilombola de Tapuio, na pessoa de Maria Rosalina, e do prefeito Osvaldo Mamédio. Ficamos muito felizes com a repercussão positiva que teve durante o evento. Vamos juntos transformar vidas por meio desse programa que é realizado por pessoas tão responsáveis e apaixonados pela educação, como a Profa. Glória Ferro e equipe”, afirmou.

Profa. Diana Valdete durante apresentação
A Profa. Bartira Viana, Coordenadora do curso de Geografia, que integrou, juntamente com a Profa. Maraisa Lopes, Coordenadora do curso de Letras-Libras, a mesa-redonda "16 anos de PARFOR - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas",

Professoras integrantes da mesa-redonda "16 anos de PARFOR - Experiências formativas nas regiões Norte e Nordeste: contextos e práticas"
Para Luzia Sousa, do curso de Pedagogia de Luzilândia, participar do III ENNEPARFOR como cursista do PARFOR, é perceber a grandeza de um programa que muda realidades e fortalece a docência no Norte e Nordeste. “Cada fala, cada experiência e cada reflexão mostram que educar é um ato de coragem e compromisso coletivo. Volto fortalecida e certa de que estamos construindo uma formação que realmente transforma”, enfatizou.

Cursista de Pedagogia, Luzia Sousa
Elyne Raquel Bezerra, acadêmica do curso de Educação Bilíngue de Surdos, do PARFOR Equidade/UFPI de Teresina, reitera que se sente honrada em ter tido a oportunidade de participar do evento. “Na capital do Amazonas pude conhecer mais de perto a riqueza intelectual e cultural que o PARFOR carrega. Aprendi muito sobre os diversos cursos do PARFOR Equidade, que visam diminuir as barreiras da aprendizagem. No tocante à Educação Bilíngue de Surdos, tive contato com surdos e intérpretes de Manaus e socializei um pouco da nossa cultura piauiense. Agradeço a todos que tornaram este evento tão importante e necessário possível”.

Educação Bilíngue de Surdos, Elyne Raquel
O Coordenador Adjunto do PARFOR/UFPI, Prof. João Benvindo de Moura, mediou a leitura da Carta de Manaus – desafios e proposições para o avanço do PARFOR no Norte e Nordeste Brasileiro. "Nós elaboramos previamente um formulário eletrônico para coletarmos sugestões de coordenadores institucionais, adjuntos, de cursos, locais, professores formadores e cursistas do PARFOR de diferentes estados. Recebemos uma quantidade grande de respostas, que somadas às discussões feitas durante o evento, nos deram elementos para construir a Carta de Manaus. É apenas um esboço que ainda pode ser melhorado, mas que apresenta inúmeras contribuições relevantes para o futuro do programa", mencionou o Prof. João Benvindo.

Durante leitura da Carta de Manaus
A programação contou com lançamento/exposição de livros, palestras, mesas-redondas, apresentações de trabalhos e atividade de imersão em comunidade indígena. Confira o vídeo, a programação completa e mais fotos do evento:















