
Na foto, as professoras Lis Marinho e Zulmira Monte
No sábado, 29 de novembro, as professoras Lis Cardoso Marinho Medeiros e Zulmira Lúcia Oliveira Monte, da Universidade Federal do Piauí (UFPI), participaram do 32° Encontro Nacional da Rede UNA-SUS, realizado em Brasília (DF). O evento, promovido anualmente, reúne as 35 instituições que compõem a Rede UNA-SUS para compartilhar experiências e apresentar novas iniciativas educacionais alinhadas às demandas do mundo do trabalho e às necessidades da população.
A professora Lis Cardoso, secretária-executiva da UNA-SUS/UFPI, destacou a relevância da presença de representantes da Instituição no evento. “A participação das professoras, tanto no encontro da Rede quanto no Abrascão (Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva), é extremamente importante para a Universidade Federal do Piauí, pois demonstra o engajamento da UFPI nessas discussões e possibilita estabelecer contatos estratégicos para futuros projetos”, afirmou.
Ela também ressaltou diálogos mantidos com nomes de destaque na área da saúde e da educação. “Já conversei com o doutor Christian Morales, atual representante da OPAS/OMS no Brasil, sobre a possibilidade de estabelecermos convênios e parcerias voltados à implementação de ações no Estado para a redução da mortalidade materna. Também dialoguei com o doutor Felipe Proenço, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, sobre a residência em saúde da mulher, que está em avaliação pelo MEC”, explicou.
Por fim, a professora reforçou os ganhos institucionais proporcionados pela participação no encontro e no congresso. “A presença das docentes nesses eventos traz, além de atualização e conhecimento, grandes possibilidades de parcerias, convênios e projetos que fortalecem as ações da Universidade Federal do Piauí”, concluiu.
Nesta edição, o encontro integrou a programação do 14° Congresso de Saúde Coletiva da Rede Abrasco (Abrascão), que reúne autoridades, pesquisadores, docentes, estudantes e profissionais da área da saúde. Além de acompanharem as conferências e atividades do congresso, as professoras também apresentaram trabalhos científicos, contribuindo para a divulgação das pesquisas desenvolvidas na UFPI.
