A Autoavaliação Institucional 2025 da Universidade Federal do Piauí (UFPI) está disponível para a comunidade universitária da Instituição. Esse instrumento permite que as Instituições Federais de Ensino avaliem suas práticas pedagógicas, infraestrutura, gestão e políticas acadêmicas com base na percepção de sua comunidade. O questionário de Autoavaliação Institucional 2025 ocorre entre 28 de novembro de 2025 e 2 de janeiro de 2026 via sistemas SIG.
O diretor de Governança da UFPI, professor Alexandre Medeiros, reforça que o papel estratégico da avaliação no fortalecimento institucional. “A Autoavaliação consolida informações essenciais para o planejamento e para o PDI. Ela organiza evidências que orientam os setores na definição de metas, indicadores e prioridades de gestão. O engajamento da comunidade transforma a avaliação em uma ferramenta concreta de governança e melhoria de processos”, frisa.
A procuradora institucional e coordenadora de Avaliação e Regulação Acadêmica, professora Luisa Xavier, frisa que os dados coletados orientam ações concretas. “As respostas contribuem para decisões que impactam a vida acadêmica: políticas pedagógicas, infraestrutura, assistência estudantil, inovação e condições de trabalho. O processo de avaliação se torna efetivo quando a comunidade participa ativamente”, enfatiza.
A coordenadora da CPA Central, professora Thatianny Jasmine Castro Martins, destaca que o processo revela como a Universidade é percebida por seus integrantes. “A avaliação demonstra o que a UFPI vem realizando, onde precisamos ampliar esforços e de que forma podemos avançar. Cada resposta ajuda a construir um diagnóstico real da instituição”, afirma.
Segundo a Subcoordenadora da CPA, Tarianna Lustosa, a pluralidade de respostas fortalece os resultados. “Não se trata somente de responder um questionário. Quando docentes, estudantes, gestores e técnicos expressam suas percepções, a Universidade ganha um retrato de suas experiências e expectativas. Isso nos permite agir com mais precisão e responsabilidade”, explica.
O processo é uma ferramenta estratégica para tomada de decisão, planejamento institucional e melhoria contínua. Orientado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem como públicos-alvo estudantes, docentes, gestores e servidores técnico-administrativos. A Autoavaliação Institucional é assegurada pela Lei Nº 10.861/2004, que instituiu o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES).
O processo de Autoavaliação ocorre simultaneamente em todos os campi da UFPI e em todos os colégios técnicos. A participação é confidencial e os resultados serão consolidados para subsidiar ações de aprimoramento acadêmico e administrativo, reafirmando o compromisso da Universidade com qualidade, responsabilidade pública e inclusão.