A Universidade Federal do Piauí (UFPI) promoverá, entre os dias 21 e 23 de maio de 2025, o II Encontro de Violões da UFPI. O evento tem como objetivo fomentar a troca de conhecimentos e experiências entre músicos, estudantes e pesquisadores, por meio de uma programação diversificada que inclui recitais, palestras, apresentações acadêmicas e cursos de formação. As atividades ocorrerão no Auditório Profa. Salomé Cabral, localizado no Centro de Ciências da Educação da UFPI, em Teresina.
A abertura oficial será no dia 21 de maio, às 18h30, com um concerto da Camerata de Violões da UFPI e do violonista Orlando Fraga, seguido por um recital de Renan Simões. No dia 22, a programação contará com a palestra "10 Estudos Simples de Leo Brouwer", ministrada por Orlando Fraga, além de um curso sobre o ensino coletivo de violão para iniciantes, com a professora Cristina Tourinho. Também estão previstas apresentações de trabalhos acadêmicos e recitais dos músicos Edson Figueiredo e Josué Costa.
Encerrando o encontro, no dia 23 haverá uma mesa de debate sobre o ensino do violão, lançamento de livros, um novo curso com Cristina Tourinho, além de recitais dos alunos do Curso de Música, do Quarteto Diadorim e do Grupo Cadência.
Voltado para estudantes, professores, pesquisadores e o público em geral, o II Encontro de Violões da UFPI consolida-se como um espaço de aprendizado, valorização da música e incentivo à produção artística no Piauí. Para o diretor da Camerata de Violões da UFPI, professor Edson Figueiredo, que também integra a programação, “o evento funciona como uma importante vitrine para talentos locais, estimula o intercâmbio cultural com artistas de outras regiões, fomenta a criação e a inovação musical, e contribui para o desenvolvimento técnico e artístico dos participantes, fortalecendo a cena do violão no Estado.”
Acesse o site do evento.
Confira a programação: