
Evento aconteceu na Unidade Escola Deputado Alberto Monteiro
A Universidade Federal do Piauí (UFPI), por meio da Liga Acadêmica de Energia Solar (LASOL), promoveu o projeto Gincanas Solares, na manhã desta sexta-feira (28), na escola da rede de ensino estadual Unidade Escolar Deputado Alberto Monteiro. A ação integra o projeto Mulheres Iluminadas (MIL).
Durante a atividade, integrantes da LASOL propuseram atividades lúdicas, semelhante a de gincanas, para estudantes da rede estadual de ensino. A iniciativa tem como principal objetivo promover o conhecimento e a conscientização dos discentes e docentes em energias renováveis, especialmente a energia solar.

Professora Fabíola Linard
Conforme a professora Fabíola Linard, orientadora da LASOL, a expectativa é que o projeto seja expandido para outras escolas públicas do Piauí, destacando o impacto no desenvolvimento dos discentes, tanto da UFPI quanto dos colégios.
“Queremos trazer o projeto Gincanas Solares para várias escolas do ensino público para divulgar um pouco sobre a energia solar fotovoltaica e sustentabilidade. Para a liga acadêmica, é muito importante porque os discentes tem a prática no desenvolvimento de projetos na área de energia solar”, comentou.

Albemerc Moraes
O servidor técnico-administrativo da UFPI e integrante da LASOL, Albemerc Moraes, disse que o projeto já tinha atendido a uma escola da zona rural de Teresina. “Já tínhamos realizado uma gincana em uma Escola Família Agrícola do Soinho, na zona rural de Teresina. Decidimos fazer outra aqui no Alberto Monteiro, para incentivar os alunos a entenderem melhor sobre as engenharias, ciências e energia solar”, frisou.

Estudante de Engenharia Elétrica, Maria Fernanda
A estudante de Engenharia Elétrica da UFPI e vice-presidente de Extensão da LASOL, Maria Fernanda, disse que os alunos da escola se envolvem bastante com as provas propostas pela Gincana, demonstrando o teor lúdico da atividade.“A Gincana Solar é uma forma que a gente teve de levar a energia solar fotovoltaica as escolas de uma forma divertida e bem lúdica, misturando a teoria com provas de gincana, que tem a ver com o assunto de energia solar. Estou gostando muto de participar do projeto porque é muito divertido, tem muitas provas legais e os alunos interagem muito”, disse.

Professora da UE Deputado Alberto Monteiro, Sara Ana de Sousa
A professora da UE Deputado Alberto Monteiro, Sara Ana de Sousa, explicou em como o projeto auxiliou os estudantes a se aprofundarem em disciplinas como matemática, física e química, a fim de entenderem os conceitos propostos pela Gincana.
“O projeto tem aberto a mente dos alunos a entender como as engenharias funcionam na prática e todas as atividades têm sido ótimas. Os alunos vêm estudando matemática, física e química para poder entender os sistemas de energia. Eles se envolvem e se preocupam em participar”, falou.

A estudante do ensino médio do UE Deputado Alberto Monteiro, Samantha Castiele
A estudante do ensino médio do UE Deputado Alberto Monteiro, Samanta Kastiele Mendes Sousa, contou que aprendeu muito com a iniciativa, ressaltando a importância desses conhecimentos para o futuro. “Está sendo uma experiência maravilhosa. Estou aprendendo muitas coisas sobre energia solar que eu não sabia. Muitas coisas importantes para sabermos para o nosso futuro”, revelou.
O I Projeto Gincana Solares realizou atividades caracterizadas pela formação de pequenos grupos que tiveram como objetivo estimular o trabalho em equipe, a cooperação e a troca de conhecimentos entre os participantes da equipe. Já as atividades individuais buscaram avaliar o desempenho pessoal, a criatividade e o entendimento de cada participante acerca dos conteúdos abordados no projeto.
Acesse também o instagram @lasol.ufpi.