Página inicial > Galeria de Pró-Reitores

Galeria de Pró-Reitores

Última atualização em Segunda, 07 de Dezembro de 2020, 14h09

PRÓ-REITORIA DE PESQUISA E INOVAÇÃO

A Pesquisa e Pós-Graduação fazem parte da atuação da Universidade Federal do Piauí desde a sua criação, e constam do Estatuto da Universidade, que foi aprovado pelo Decreto nº 72.140, de 26 de abril de 1973 (D.O.U de 27/04/73). Evidenciando, assim, que a essas matérias são inerentes à busca da excelência na formação de recursos humanos nas instituições de ensino superior. Neste sentido, tem historicamente promovido a sua importância. No caso do âmbito administrativo, a temática da Pesquisa foi de competência da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) e foi institucionalizada a partir da Resolução n.º 106/1977 do Conselho Diretor da Fundação. No ano de 2013, ocorreu a descentralização da PRPPG, considerando as prerrogativas da Administração Superior da universidade e o cenário externo relativamente favorável aos incentivos às atividades de pesquisa e ao acréscimo da oferta de Programas de Pós-Graduação. Desta forma, foram criadas as Pró-Reitoria de Ensino de Pós-Graduação (PRPG) e Pró-Reitoria de Pesquisa (PROPESQ), onde a Coordenação Geral de Projeto Estruturantes (CGPE) foi transformada em Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa (CIP) sendo ligada à PROPESQ. Já no ano de 2018, a então PROPESQ ampliou formalmente suas competências e passa a responder por ações de apoio a inovação, desenvolvimento tecnológico e empreendedorismo acadêmico da universidade. E passa a denominar-se Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PROPESQI), conforme Resolução nº03/2018-CAD/UFPI. Com isso, a Coordenadoria de Pesquisa (CPES) passou a ser Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPESI), e foi extinta a Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI), onde o Núcleo de Transferência de Tecnologia e Inovação (NINTEC) passou a fazer parte da Reitoria. Atualmente, a PROPESQI é composta pela Coordenadoria de Pesquisa e Inovação (CPESI), Coordenadoria de Infraestrutura de Pesquisa (CIP) e Biotério Geral (BG). E possui duas unidades deliberativas autônomas, a Comissão de Ética em Experimentação Animal (CEUA/UFPI/CMPP) e a Comissão de Biodiversidade (CBIO/UFPI).

2021-2024

PRÓ-REITORA

Keylla Maria de Sá Urtiga Aita – Ato n°1098 de 30/11/2020

- EM CONSTRUÇÃO-