Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Assessoria Internacional da UFPI divulga oportunidade de bolsas para ensino de português nos EUA
Início do conteúdo da página

Assessoria Internacional da UFPI divulga oportunidade de bolsas para ensino de português nos EUA

Imprimir
Última atualização em Terça, 05 de Julho de 2022, 14h33

A Assessoria Internacional da UFPI informa que se encontram abertas as inscrições para bolsas da Comissão Fullbright Brasil para ministrar aulas de português nos Estados Unidos. A oportunidade é para brasileiros licenciados ou bacharéis em língua portuguesa e/ou inglesa com interesse em permanecer por até nove meses ensinando português nos EUA, com bolsa de estudos para cobrir despesas com alimentação, transporte local, seguro-saúde, passagem aérea de ida e volta e bolsa-auxílio.


Assessora Internacional Juliana

Assessora Internacional da UFPI, Juliana Castelo Branco Paz da Silva

Segundo a Assessora Internacional da UFPI, Juliana Castelo Branco Paz da Silva, o objetivo do programa é fomentar o ensino da língua portuguesa em universidades dos EUA e estreitar as relações bilaterais entre os dois países. “Além de ensinar português, os selecionados poderão matricular-se em cursos sobre a cultura e história dos EUA, além de outras disciplinas de seu interesse”, disse

A professora Juliana ainda ressalta que cada brasileiro aprovado terá uma oportunidade de vida inesquecível em ser um Fullbrighter. “Não só as experiências com aprendizes estadunidenses, os nossos estudantes também poderão interagir com Fullbrighters de várias outras partes do mundo”, pontuou.  

Em 2022, serão ofertadas até 20 bolsas para professores assistentes de língua portuguesa nos Estados Unidos através do programa Foreign Language Teaching Assistance - FLTA 2022, com início das atividades nos meses de agosto/setembro de 2023 e término em maio/junho de 2024. 

As inscrições acontecem até o dia 01 de agosto de 2022 através do site da Fullbright e é preciso criar uma conta, ler as instruções de como responder os questionamentos atentamente e, então, preencher o formulário. Os requisitos são possuir nacionalidade brasileira, não cumulada com nacionalidade norte-americana; ter concluído  bacharelado ou licenciatura em língua portuguesa e/ou língua inglesa, com término do curso após 31 de dezembro de 2017; comprovação de proficiência em língua inglesa; estar residindo no Brasil no momento da candidatura e durante todo processo seletivo; não receber bolsa ou benefício financeiro de outras entidades brasileiras com a mesma finalidade, além do envio de um vídeo de trinta segundos em inglês justificando o interesse em ser um Foreign Language Teaching Assistant - FLTA. 

Para inscrição no programa da Fulbright é necessário anexar: Cópia do passaporte ou outro documento como RG ou CNH; Currículo (em inglês); Histórico e diploma (em português); três cartas de recomendação (em inglês); a Personal Statement (uma composição em que você contará sua história, sua trajetória de vida escolar, seus desafios, justificando o seu interesse nesta experiência com a Fullbright, entre outros aspectos e, por fim, resultado da prova de proficiência, que deve ter sido realizada a partir de 27 de julho de 2021. 

Cabe ressaltar que por conta das dificuldades que muitos candidatos tiveram em fazer testes de proficiência durante a pandemia de Covid-19, houve uma flexibilização quanto às provas aceitas, que atualmente são: TOEFL ITP (Test of English as a Foreign Language na modalidade Institutional Testing Program), com nota mínima de 550 pontos; TOEFL iBT (em centros de teste ou versão feita em casa), com nota mínima 79 pontos; IELTS (International English Language Test System), com nota mínima de 6,0 pontos; Duolingo, com nota mínima de 105. 

Assim, os interessados em se candidatar ao programa FLTA para ensinar português nos EUA deverão inscrever-se para a realização do teste de proficiência (TOEFL, IELTS ou Duolingo) com a devida antecedência, já que a disponibilidade de vagas para realização dos testes é limitada e pode comprometer a submissão da candidatura. Destaca-se que o ETS, aplicador do TOEFL iBT, a Mastertest, aplicadora do TOEFL ITP e o British Council, aplicador do IELTS, estão oferecendo a oportunidade de realizar o teste online. 

Para mais informações, acesse: Ielts, TOEFL iBT Home, TOEFL ITP:   e Duolingo.

Para mais esclarecimentos, os interessados devem contatar a Fullbright através do e-mail: .

Fim do conteúdo da página