Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Professores se reúnem com reitor para apresentar propostas de internacionalização
Início do conteúdo da página

Professores se reúnem com reitor para apresentar propostas de internacionalização

Imprimir
Última atualização em Quinta, 20 de Julho de 2023, 17h41

WhatsApp_Image_2023-05-16_at_20.03.55_1.jpeg

Reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, em encontro com o Diretor de Relações Internacionais da UFPI, Prof. Dr. Vilton Soares de Souza, mediado pela Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Juliana Castelo Branco Paz da Silva. Também participaram do encontro o Prof. Me. Tiago Barbosa Souza, a Profa. Dra. Larissa Maria Ferreira da Silva Rodrigues, a Profa. Ma. Cristiane Viana da Silva e a Profa. Ma. Maria Iara Zilda Návea da Silva Mourão, todos docentes da Coordenação de Letras Estrangeiras. Foto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter.

 

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Gildásio Guedes Fernandes, recebeu nesta terça-feira (17) uma comitiva integrada por professores envolvidos em projetos de extensão e ações de internacionalização do ensino superior.

O encontro foi mediado pela Assessora Internacional da UFPI, Profa. Dra. Juliana Paz e contou com a participação do Diretor de Relações Internacionais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA), Prof. Dr. Vilton Soares, convidado para participar da III Edição do Séminaire de Rentrée, realizado pelo curso de Letras Português - Francês.

Durante a reunião, os participantes defenderam a importância do estabelecimento de parcerias entre a UFPI e outras IES (instituições de ensino superior). Entre as propostas, está a criação de condições para que a universidade possa ofertar os testes de proficiência em francês DELF e DALF.

A prova para a certificação do DELF é voltada aos estudantes de nível intermediário de francês. Já o DALF é somente para os estudantes de nível avançado.

O Prof. Dr. Vilton Soares citou experiências recentes do IFMA como exemplo. Entre os possíveis caminhos são as associações que reúnem filiados de todo o Brasil por meio de convênios e acordos de cooperação com universidades estrangeiras.

 

WhatsApp_Image_2023-05-16_at_20.03.55.jpeg

Professores apresentaram propostas para melhoria dos processos de internacionalização envolvendo a UFPI e outras instituições. Foto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter.

 

Entre essas associações, destacam-se o Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras (GCUB), que a instituição já integra e por meio do qual lançou, neste ano, a primeira edição do GCUB-Mob, com a participação de estudantes oriundos de Moçambique, Haiti, Honduras e Colômbia.

A Profa. Dra. Larissa Rodrigues, coordenadora pedagógica do NucLi de Francês da Rede Andifes/IsF e do Projeto Ser, recordou o êxito alcançado por estudantes de graduação e pós-graduação vinculados ao curso de Letras Estrangeiras da UFPI. 

No último mês de abril, dois alunos da instituição foram selecionados em um programa de ensino de língua francesa na França e na Guiana Francesa.

Os professores presentes defenderam ações que podem acelerar o processo de aceitação de estudantes e pesquisadores em projetos internacionais dos diferentes níveis de ensino, como a aquisição de recursos para realização gratuita de testes de proficiência sem a necessidade de deslocamento para cidades fora do Piauí.

O encontro com o reitor serviu de ponto de partida para a concretização de ações futuras e aceleração das políticas já existentes na universidade com o intuito de beneficiar a comunidade acadêmica.

 

 19ed8a4b-5e22-4c1f-a3aa-38e17802773f.jpg

Alunos e docentes participam do encerramento da terceira edição do Séminaire de Rentrée, evento promovido pela Coordenação de Letras Estrangeiras com o fim de incentivar a difusão da língua francesa na comunidade acadêmica. Foto: Divulgação/Comunicação Assinter.

 

 

Texto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter

 

 

 

 

 

 

Fim do conteúdo da página