Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Governo do México divulga Bolsas de Excelência para Estrangeiros Edição 2023
Governo do México oferece bolsas para brasileiros

Governo do México divulga Bolsas de Excelência para Estrangeiros Edição 2023

Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 16h49

becas-excelencia.jpg

Inscrições seguem abertas até o dia 21 de julho de 2023.

O Ministério das Relações Exteriores (SRE), por meio da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid), convoca brasileiros interessados ​​em estudar no México, nos níveis de especialidade, mestrado, doutorado e pesquisa de pós-graduação, bem como alunos de graduação e pós-graduação de programas de mobilidade, para participar da "Chamada de Bolsas de Excelência do Governo do México para Estrangeiros 2023".

As bolsas estão dirigidas a estudantes brasileiros interessados em cursos de graduação e pós-graduação no México, considerando os programas e as instituições educativas participantes, além de possibilitar a realização de intercâmbios estudantis que permitam a integração acadêmica e cultural entre ambos os países.

As bolsas contemplam a realização de mestrado (dois anos) e doutorado (três anos) integrais, mobilidades para licenciatura (dois anos) e mestrado (um ano) e estadias de pesquisa em qualquer nível de pós-graduação (um ano).

São requisitos para efetivação da inscrição: cópia do passaporte, carta de ciência dos requisitos assinada pelo candidato de acordo com o modelo disponível no site da Amexcid, currículo acadêmico com até quatro páginas e cópia do certificado médico emitido até três meses antes da candidatura (traduzido em espanhol).

A Amexcid oferece seguro médico a partir do sétimo mês de bolsa, isenção no custo de emissão do visto internacional, custeio da passagem de retorno após a conclusão da mobilidade e transporte até a universidade, caso o campus esteja localizado fora da capital.

A agência informa que o candidato deve contratar um seguro de vida antes de realizar o intercâmbio e viajar preparado para se manter financeiramente nos primeiros 60 dias de mobilidade, visto que a bolsa de estudos só estará disponível após esse período.

O edital e as informações complementares podem ser consultados no site da Agência Mexicana de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (Amexcid), através deste link.

As candidaturas deverão ser apresentadas por meio da plataforma eletrônica do Sistema de Gestão de Cooperação Acadêmica (SIGCA), disponível clicando aqui até o dia 21 de julho de 2023.

Informamos que se trata de uma oferta externa, sem envolvimento da Universidade Federal do Piauí no processo de inscrição e seleção de candidaturas. Outras informações podem ser solicitadas através do seguinte endereço eletrônico:

Texto: Comunicação Assinter, com informações da Agencia Mexicana de Cooperación Internacional para el Desarrollo.