Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Reitor recebe representante da Universidade de Coimbra para discutir fortalecimento da internacionalização
Início do conteúdo da página

Reitor recebe representante da Universidade de Coimbra para discutir fortalecimento da internacionalização

Imprimir
Última atualização em Terça, 24 de Outubro de 2023, 15h02

WhatsApp_Image_2023-10-06_at_12.10.48.jpeg

Reunião realizada no dia 03 de outubro no Salão Nobre da Reitoria. Foto: Coordcom/UFPI.

 

 

O Reitor da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Gildásio Guedes, recebeu a visita do Prof. Joaquim Luís Medeiros Alcoforado, Vice-Diretor da Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. O encontro, que ocorreu no Salão Nobre da Reitoria, teve como objetivo o aprofundamento das parcerias, socialização das atividades desenvolvidas e a continuidade da parceria entre o Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd/UFPI) e a Universidade de Coimbra.

Na oportunidade, o Reitor Gildásio Guedes ressaltou que a Administração Superior da UFPI intensifica ações que estabeleçam diálogo com outras instituições com o intuito de fortalecer a internacionalização. “A parceria do PPG em Educação com a Universidade de Coimbra é fundamental não só pelo intercâmbio e construção de conhecimento, mas também por permitir que venha pesquisadores de lá para cá, assim como também enviamos nossos pesquisadores e discentes para Coimbra”, afirmou.

O convênio foi assinado em 2019 e prevê trocas de conhecimentos e produção científica, bem como a formação de estudantes e professores de ambas as instituições. Além disso, o PPGEd contou com a colaboração dos professores da Universidade de Coimbra na participação de bancas de defesa de mestrado e doutorado, assim como, participaram de eventos científicos do PPGEd e contribuíram de forma remota com algumas disciplinas ofertadas pelo Programa. Há também a ampliação da publicação científica conjunta entre os professores do PPGEd e os docentes da Universidade portuguesa, principalmente em periódicos internacionais.

Em virtude da pandemia, o convênio passou a funcionar de forma mais efetiva em 2022, com a ida de duas professoras do PPGEd para o pós-doutorado em Coimbra e em 2023, teve mais 3 professoras que foram realizar os estudos de pós-doutorado.

O Prof. Elmo Lima, Coordenador do PPGEd, comenta as expectativas do Programa para o ensino estudantil e a importância do processo de internacionalização para a Pós-Graduação. “Para 2024, temos a previsão de envio de 3 estudantes do PPGEd para a realização de estágio de doutorado sanduíche na Universidade de Coimbra, como parte da estratégia do Programa de oportunizar aos seus estudantes as condições para uma formação acadêmica e científica de excelência que possam contribuir na produção de conhecimentos científicos que favoreça a melhoria da qualidade da educação do nosso estado. Somando-se a isso, o processo de internacionalização da Pós-Graduação no Brasil é uma oportunidade para se avançar na qualificação das pesquisas científicas desenvolvidas no país, a partir da formação de excelência de novos pesquisadores”, afirma.

Além disso, o processo de internacionalização permite aos pesquisadores e estudantes da UFPI, a interação com outros pesquisadores europeus e latino-americanos, favorecendo as trocas de experiências acerca dos problemas globais que envolvem a sociedade e a área de educação, possibilitando o acesso aos novos conhecimentos que estão sendo produzidos em nível mundial voltados ao atendimentos das demandas e necessidades da sociedade contemporânea, favorecendo a formação de excelência dos novos professores e pesquisadores das instituições de ensino superior.

Vale mencionar ainda que o PPGEd realizou, no período de 21 de setembro a 04 de outubro, a Jornada de Intercâmbio Acadêmico e Científico que envolveu um conjunto de atividades voltadas às trocas de experiências acerca da pesquisa educacional, visando a produção e o aprofundamento do conhecimento científico e acadêmico na área da educação, a partir das pesquisas desenvolvidas no Brasil e em Portugal.

Durante a reunião que ocorreu na terça-feira (03), também estiveram presentes o Prof. Luís Carlos Sales, Pró-reitor de Planejamento e Orçamento; a professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Antônia Dalva França Carvalho.

 

 

Texto: Coordcom UFPI.

Fim do conteúdo da página