Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Programa de Assistente de Língua Portuguesa na França abre inscrições para estudantes brasileiros
Programa Assistentes de Língua

Última atualização em Segunda, 30 de Outubro de 2023, 14h45

arton2485.png

Brasileiros selecionados para o programa ministrarão aulas de português na França. Foto: Divulgação.

O Programa de Assistente de Língua Portuguesa na França, supervisionado por France Education International em parceria com a Embaixada da França, anuncia a abertura de inscrições para o período 2024-2025.

O programa oferece a estudantes brasileiros a chance de vivenciar a língua e a cultura na França metropolitana e em seus departamentos ultramarinos, ao mesmo tempo em que contribuem para escolas na França. Vale ressaltar que apenas brasileiros, cuja língua materna é o português e que estejam estudando no Brasil, são elegíveis para participar.

Os requisitos para candidatura incluem:

• Estar matriculado nos últimos anos de graduação em Letras ou Letras Português-Francês em uma universidade brasileira.
  • Ter idade entre 20 e 30 anos.
  • Residir no Brasil.
  • Possuir um bom conhecimento da língua francesa, equivalente ao nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas.
  • No caso de candidatos que já tenham concluído a graduação em Letras ou Letras Português-Francês, é necessário estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização).

Durante sua estadia na França, os assistentes brasileiros terão o status de funcionários temporários do Estado francês e a oportunidade de se matricular em uma universidade, desde que isso não afete suas responsabilidades como assistentes nas escolas designadas.

As inscrições devem ser realizadas através da plataforma ADELE, com o status administrativo "Estudante". Os candidatos devem indicar o local de sua preferência dentro das academias escolares participantes do programa, tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina (Martinica, Guadalupe, Reunião, Guiana Francesa).

O processo seletivo ocorrerá em várias etapas:

1. De 20 de outubro a 30 de novembro de 2023: Lançamento do edital no Brasil e recepção de candidaturas.
  2. Até 20 de fevereiro de 2024: Entrevistas com os candidatos selecionados.
  3. Até 31 de março de 2024: Anúncio dos candidatos selecionados e envio de suas informações às academias.
  4. 15 de abril de 2024: Comunicação da designação dos candidatos na França metropolitana ou em seus departamentos ultramarinos.
  5. Até 31 de julho de 2024: Informações sobre as escolas onde os assistentes trabalharão.

O número de vagas disponíveis é determinado anualmente pelo Ministério da Educação Nacional francês. Em 2023, foram atribuídas 30 vagas para assistentes de português, incluindo 9 na Guiana Francesa.

Os assistentes nomeados permanecerão na França por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2024 a 30 de abril de 2025. Eles realizarão 12 horas de trabalho por semana e receberão uma remuneração mensal líquida de aproximadamente 800€. Os assistentes que forem para a Guiana Francesa receberão um salário maior devido ao custo de vida.

É importante observar que as despesas relacionadas à viagem, seguro e visto são de responsabilidade dos assistentes, e é aconselhável que tenham pelo menos 1.000 euros de reserva ao viajar para a França.

Por fim, os assistentes de línguas não devem deixar o Brasil antes de receberem a designação oficial e concluírem as formalidades administrativas necessárias antes da partida. Todas as informações detalhadas podem ser encontradas no "Guide de l’assistant de langue en France"(clique aqui para acessar), que será atualizado no site de France Éducation International a partir de maio de 2024.

Para mais informações, consulte a Fiche Destination 2024-2025.