Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Evento sobre arqueologia histórica realizado com apoio da Assessoria Internacional promove trocas acadêmicas e abre espaço para novas parcerias
Participação internacional

Última atualização em Segunda, 06 de Novembro de 2023, 16h35

e5aaf1c8-b645-4420-abf7-b438b99f372b.jpg

Participantes reunidos no encerramento do evento "História e Arqueologia: estudos a partir de Portugal e suas conexões atlânticas". Foto: Divulgação.

O projeto “História e Arqueologia: estudos a partir de Portugal e suas conexões atlânticas”, realizado pelo Campus Senador Helvídio Nunes Barros em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, apresentou, na última semana de outubro, conhecimentos atualizados sobre a arqueologia histórica.

A área, ainda pouco explorada no campo da pesquisa científica, tem entre seus representantes o Prof. Dr. André Teixeira, docente associado da Universidade NOVA de Lisboa. O professor português ministrou um minicurso, palestras e rodas de conversas realizadas em Teresina e em Picos.

A visita ao Piauí não estava inicialmente prevista no roteiro do pesquisador estrangeiro, que integrou uma comitiva vinda ao Brasil para atividades acadêmicas em outros estados.

15d60af0-d7e7-4679-b06c-d770e07ba99a.jpg

Prof. Dr. André Pinto de Sousa Dias Teixeira, da Universidade NOVA de Lisboa. Foto: Divulgação.

Com a extensão da agenda, os participantes tiveram a oportunidade de acompanhar exposições sobre História e Arqueologia no contexto das navegações marítimas portuguesas e oportunidades de estudos em universidades de Portugal.

O encontro também amplia a gama de contatos internacionais da Universidade Federal do Piauí e deve estabelecer caminhos para aproximação com a Universidade NOVA de Lisboa. “Estamos a procurar dar uma via mais institucional e uma cooperação mais alargada, que possa ser uma relação entre as instituições. Que haja esta perspectiva de cooperação, não apenas na área do ensino, tanto na área da graduação como da pós”, afirma o Prof. André Teixeira, cuja presença no evento foi possível graças ao contato firmado com a Profa. Dra. Amparo Carvalho, do curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre da UFPI.

05901553-e78e-4ca5-826f-17a3e708f81d.jpg

Prof. Dr. André Teixeira, em conversa com a Profa. Dra. Amparo Alves de Carvalho, do Curso de Arqueologia e Conservação de Arte Rupestre, da UFPI. Foto: Divulgação.

A professora piauiense destaca o contato prévio com o professor português como passo importante para o evento realizado no último mês e para parcerias futuras. “A ideia é que a gente formalize esse contato. Há possibilidade de eu ir a Portugal porque a minha pesquisa é sobre vestígios bélicos”, revela a docente, que tem planos de viajar ao país europeu para realizar estudos sobre materiais contemporâneos aos materiais que, se julga, terem sido usados na Batalha do Jenipapo, em 1823, no Piauí.

Convidada para integrar o encerramento do evento, a Profa. Juliana Paz, Assessora para Assuntos Internacionais da UFPI, comenta a relevância de iniciativas que envolvam outros países. “A UFPI tem encarado um processo de institucionalização da internacionalização. Precisamos de mais parcerias, de mais professores de fora vindo para cá e professores daqui indo para fora”, ressalta a professora, que também cita as oportunidades para os estudantes da graduação, como mobilidade acadêmica realizada por meio de convênios.

5a21b4f3-0210-430f-b117-7fb0e68bb8a1.jpg

Prof. Dr. Francisco de Assis de Sousa Nascimento, coordenador de Pós-Graduação Stricto Senso, da UFPI. Foto: Divulgação.

O Coordenador de Pós-Graduação Stricto Senso (CPG/UFPI), Prof. Dr. Francisco Nascimento destacou as possibilidades de ações futuras entre alunos da UFPI e da Universidade NOVA de Lisboa, como a cooperação em grupos de pesquisas e participação internacional em bancas de qualificação e defesa de trabalhos. O integrante da Pró-Reitoria de Pós-Graduação também salientou os fatores que viabilizam o avanço dos programas acadêmicos no quesito internacionalização, como aconteceu com o Programa de Pós-Graduação em Arqueologia, que atualmente consta com nota máxima.

Texto: Herbet C. Brandão/Comunicação Assinter.