Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Erasmus Mundus: União Europeia oferece oportunidades de mestrado com titulação dupla ou múltipla
Mestrado no Exterior

Última atualização em Quarta, 20 de Dezembro de 2023, 15h42

programa_erasmus_mundus.png

O período de inscrições varia de acordo com a instituição e costuma permanecer aberto de outubro a janeiro. Foto: Divulgação/Internet.

Está oficialmente aberto o período de candidaturas para o Programa de Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus, oferecido pela União Europeia para estudantes universitários da região e de países não associados. Vinculado ao Erasmus+, o Erasmus Mundus permite aos contemplados realizar pesquisas de mestrado em diversas universidades, por meio de parcerias firmadas por universidades europeias e/ou de outros países do mundo. As bolsas de estudo são completas e cobrem custos de participação, viagens, vistos e subsistência.

Os Mestrados Conjuntos Erasmus Mundus são programas internacionais de alta qualidade, concebidos e executados colaborativamente por um consórcio de instituições de ensino superior. Os programas normalmente incluem períodos de estudo, pesquisa, estágio e preparação e defesa de dissertação.

Duração e tipos de diplomas

Os mestrados têm duração de um a dois anos letivos, variando entre 60, 90 ou 120 créditos ECTS. Os estudantes podem receber um diploma conjunto emitido por pelo menos duas instituições de ensino superior ou múltiplos diplomas de pelo menos duas instituições do consórcio.

Candidaturas

Os interessados devem registrar aplicação diretamente com a instituição responsável pelo programa escolhido. O catálogo de cursos oferece informações detalhadas sobre os programas mais recentes disponíveis

Requisitos de Candidatura

Os requisitos incluem possuir um diploma de curso de ensino superior ou estar no último ano da graduação. É obrigatório concluir a graduação antes do início do programa de mestrado. A candidatura também é possível para aqueles com níveis de estudos equivalentes, oficialmente reconhecidos de acordo com a legislação e práticas nacionais do país de origem.

Mais informações

O catálogo completo de programas disponibilizados pelo Erasmus Mundus pode ser consultado por meio deste link.

O programa também conta com uma página de informações elaboradas com a colaboração de ex-alunos e associações vinculadas ao Erasmus Mundus para orientar possíveis interessados em postulações futuras.

As informações completas estão disponíveis no site oficial do programa, que também disponibiliza um guia de candidaturas.