Página inicial > Últimas Notícias - Assinter > Erasmus+: União Europeia oferece recursos para parcerias em projetos de mobilidade acadêmica, estágio internacional e intercâmbio de pessoal
Maior programa de mobilidade da União Europeia

Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 19h26

erasmus.png

Guia do programa traz informações detalhadas sobre regras para participação e procedimentos de candidatura. Arte: Divulgação.

A Assessoria para Assuntos Internacionais, por meio de informações divulgadas pela União Europeia, comunica que está aberto o calendário oficial de candidaturas para indivíduos e organizações interessadas em integrar as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa Erasmus+ no período 2021-2027.

Com um orçamento estimado em 26,2 milhões de euros, o projeto é o mais tradicional programa educacional de cooperação internacional entre os membros do bloco europeu e países parceiros.

Através de consórcios formados entre instituições de ensino superior e outras organizações da sociedade civil, o programa oferece uma ampla gama de oportunidades nas seguintes áreas:

1. Ensino superior: bolsas e parcerias para promover a mobilidade acadêmica nos níveis da graduação e pós-graduação.

2. Ensino e formação profissionais: incentivos para aprimorar as habilidades e competências profissionais e fomentar a empregabilidade de estudantes universitários e recém-graduados.

3. Educação escolar: abrange desde a educação na primeira infância até a educação escolar, visando melhorar a qualidade e a acessibilidade da educação.

4. Educação de adultos: iniciativas para apoiar o desenvolvimento contínuo de habilidades para pessoas em idade adulta.

5. Juventude: promoção da participação ativa dos jovens na sociedade, incentivando o voluntariado e a cidadania.

6. Esporte: promoção da saúde, do bem-estar e dos valores sociais através de atividades desportivas.

As candidaturas podem ser efetuadas de maneira individual ou por organizações. Para o primeiro público, as oportunidades se concentram em programas de pós-graduação, especialmente mestrado, com possibilidade de titulação múltipla em instituições que integram consórcios contemplados pelo Erasmus Mundus (clique aqui para mais informações).

Já em seu segundo eixo, o Erasmus+ atende organizações situadas nos Estados-Membros da União Europeia e uma lista restrita de outros países associados ao programa. Além disso, há ações abertas a grupos de outros países não associados, situados nos demais continentes.

Organizações brasileiras interessadas em apresentar sua candidatura devem consultar as ações para as quais o Brasil está elegível no guia oficial do programa.

Neste caso, as candidaturas precisam ser lideradas por uma organização estabelecida em um país do programa. Por isso, as organizações brasileiras interessadas precisam procurar, primeiramente, um potencial parceiro para o projeto.

Em uma de suas ações-chave, o programa oferta oportunidades de mobilidade de estudantes, membros do pessoal (staff), estagiários, aprendizes e lideranças jovens.

Em suas propostas, as organizações necessitam apresentar uma descrição detalhada das ações a serem desenvolvidas e do orçamento necessário para execução dos projetos.

As orientações gerais para os procedimentos de apresentação de candidatura estão presentes neste link.

Os prazos para registro de candidaturas variam de acordo com a modalidade. Para mobilidade internacional que envolva países terceiros não associados ao programa, o prazo segue aberto até as 12h (horário oficial de Bruxelas) do dia 20 de fevereiro de 2024. O documento com a chamada para propostas e o cronograma integral pode ser consultado clicando aqui.

Mais informações

Todas as informações sobre o programa estão disponíveis na página oficial do Erasmus+.