Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > Alunos da UFPI/Bom Jesus marcam presença no dia de campo da EMBRAPA

Alunos da UFPI/Bom Jesus marcam presença no dia de campo da EMBRAPA

Alunos da UFPI/ Campus de Bom Jesus marcam presença no dia de campo da EMBRAPA sobre recuperação de áreas degradadas

Os estudantes do 7º período de Engenharia Florestal da UFPI (Universidade Federal do Piauí) Campus de Bom Jesus, participaram de um dia de campo organizado pela Embrapa Meio-Norte sobre o processo de desertificação no núcleo de Gilbués, além de conhecerem os projetos desenvolvidos pela ONG SOS Gilbués, na cidade de Gilbués – PI, que fica cerca de 800 km da capital, Teresina.

Gilbués conta com um Núcleo de Pesquisa de Recuperação de Áreas Degradadas – NUPERADE – que serve de apóio para pesquisadores interessados em fazer pesquisas na região, como os pesquisadores da Embrapa – PI, que estão desenvolvendo trabalhos que visam melhorar a estrutura física do solo da região e conter o avanço das erosões.
Segundo os pesquisados da Embrapa, o solo onde ocorre o processo de desertificação é quimicamente muito rico, mas fisicamente mal estruturado. Portanto, o que eles estão propondo é a revegetação da área, para que haja a incorporação de matéria orgânica no local e, com isso melhorar a estrutura do solo.
Após visitarem a área experimental da Embrapa, os estudantes foram convidados a conhecer outra área que se encontra em processo de reflorestamento, trabalho desenvolvido pela ONG SOS Gilbués, com plantas nativas. As mudas são produzidas no viveiro da própria ONG. Os futuros engenheiros florestais também conheceram o povoado Buqueirão, que foi o pólo da mineração na região, com exploração de diamantes, que para muitos foi a principal causa da degradação no

local. Porém, hoje se sabe que o verdadeiro motivo da grande área erodida é o manejo inadequado e a gênese do solo.

Agradecemos aos integrantes da SOS Gilbues, em especial o agrônomo Paulo..., o secretario do Meio Ambiente de Gilbués, Fabriciano xxx , ao pesquisador da Embrapa, Marcos Emanuel e à diretori da do campus Bom Jesus da UFPI, pela oprtunidade de vivência em atividades de pesquisa no campo.

Arlete Leite Lima
7º período Eng. Florestal UFPI/Bom Jesus