Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > CAMPUS DE BOM JESUS RECEBE SISTEMA DIGILAB

CAMPUS DE BOM JESUS RECEBE SISTEMA DIGILAB

CAMPUS DE BOM JESUS RECEBE SISTEMA DIGILAB PARA AUXILIAR NA DIAGNOSE DE DOENÇAS E PRAGAS DE PLANTAS

O Campus Universitário Profa. Cinobelina Elvas recebeu na manhã desta terça-feira (29), em solenidade que reuniu produtores rurais, representantes de bancos, empresas do setor agrícola, alunos e professores, o Sistema Portátil Digilab. Fruto da parceria entre o grupo de pesquisa PROMAG (Produção Vegetal na Microrregião do Alto Médio Gurguéia) da UFPI e a multinacional BASF S.A, esta conquista é conseqüência do mérito que o campus de Bom Jesus, com apoio da administração superior, tem demonstrado em seus 3,8 anos de existência.
Durante o cerimonial de entrega, Rodrigo Minguini (BASF) apresentou o funcionamento do sistema, e explicou como este pode auxiliar o produtor rural na identificação dos sintomas das principais doenças e pragas que atacam diversas culturas agrícolas.
Com um microscópio digital, capaz de aumentar a imagem em até 200 vezes, o equipamento traz um software com um vasto banco de dados de imagens das principais doenças, permitindo fazer um diagnóstico do problema.
Este serviço, disponibilizado gratuitamente à comunidade, permitirá ao produtor realizar o tratamento no momento certo, evitando prejuízos causados pelo uso tardio ou inadequado de fungicida ou inseticida, número de aplicações insuficiente ou excessivo, assim como outras despesas desnecessárias que possam contribuir para a redução da sua rentabilidade. Amostras de tecido vegetal afetado (folhas, caule, raízes, grãos, frutos, etc.) não precisam ser mais enviadas para fora do município de Bom Jesus ou do estado do Piauí para serem diagnosticadas. Agora já temos esta ferramenta de diagnose que auxiliará o Laboratório de Fitopatologia deste campus, destaca o Prof. Dr. Francisco de Alcântara Neto (coordenador do PROMAG).