Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > VISITAS À FAZENDINHA E FAZENDA EXPERIMENTAL CPCE

VISITAS À FAZENDINHA E FAZENDA EXPERIMENTAL CPCE

O reitor da Universidade Federal do Piauí, Prof. Dr. Arimatéia Dantas Lopes, visitou, na quarta-feira (29) e quinta-feira (30), as fazendas (Fazendinha e Fazenda Experimental) do Campus Prof.ª Cinobelina Elvas (CPCE), situado na cidade de Bom Jesus.

Na Fazendinha, foram apresentados relatos sobre pesquisas com bovino de leite e apicultura, além de abordadas questões sobre residência estudantil. Foram mantidos contatos com técnicos do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) para firmar convênio de utilização da área para irrigação de 16 hectares. Na Fazenda, foram apresentados relatos do sistema de produção de bovino de corte, animais destinados a leilão e a estrutura de hospedagem para discentes e docentes, além das pesquisas na área de reprodução.

Visita à fazenda no município de Alvorada do Gurguéia (localizada a 100 km do CPCE)

Contatos com técnicos do DNOCS para firmar convênio de utilização da área para irrigação de 16 hectares

Reitor ouviu relatos das experiências com bovinos de corte

A visita fez parte das atividades ligadas à Reitoria Itinerante instalada por dois dias em Bom Jesus. O Reitor foi acompanhado pelos Pró-reitores Prof.ª Dr.ª Socorro Leal (Pró-Reitoria de Ensino de Graduação - PREG), Prof.ª Dr.ª Cristiane Torres (Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Comunitários - PRAEC) e Prof. Dr. Miguel Cavalcante (Pró-Reitoria de Extensão - PREX). Também integraram a equipe os superintendentes Prof. Dr. Lauro Viana (Superintendência de Recursos Humanos) e Prof.ª Dr.ª Jacqueline Lima Dourado (Superintendência de Comunicação Social).

Segundo o Pró-Reitor Miguel Cavalcante, "Palavras e exemplos não são, definitivamente, suficientes para convencer nem para nos provocar mudanças, é preciso viver a experiência da articulação. Foi isso que senti durante o exercício de Reitoria Itinerante no Campus de Bom Jesus. Tive o privilégio de conhecer o íntimo de pessoas, que se moldam em professores, servidores e alunos para que, mesmo em condições adversas, realizar projetos de cultura e de extensão em comunidades dessa região, compartilhados com tanto valor que são na verdade, projetos de vida. Não apenas feitos reais, mas essencialmente verdadeiros". Ele também destacou que "Nesses dias em que andamos nos diferentes caminhos da convivência, muitos obstáculos foram ultrapassados: o decifrar jurídico pela leitura do entendimento; o desejo de só criticar pela alegria de contribuir e das ideias enigmáticas pelo alinhamento da razão para o bem comum. Levo, então, para o próximo encontro, a palavra articulação na forma de um eficaz instrumento para o crescimento da UFPI e o entendimento de que a claridade de uma solução depende da luz de cada um".