Página inicial > Últimas Notícias - Bom Jesus > I DIA DE CAMPO DA EFAVAG

I DIA DE CAMPO DA EFAVAG

Realizou-se na manhã de 13 de julho de 2013 o I Dia de Campo da EFAVAG. A abertura se deu às 8 horas com apresentação sucinta do histórico e função da Escola Família Agrícola Vale do Gurguéia realizado pela coordenadora Fernanda Mota. Logo em seguida compôs-se a Mesa de Honra. Nela estavam presentes o professor Janailton Coutinho da UFPI, diretor da EFAVAG, Metusalem Dias dos Santos, estudante da EFAVAG, Germano Viana de Sena, Tesoureira da Associação Maria Telma Lopes da Silva, Pesquisador da EMBRAPA Meio-Norte Marcos Jacob, coordenador da AEFAPI João Emilio Lemos e diretor da EFAEM (Escola Família Agrícola de Elizeu Martins) Osvandro Barbosa de Lima.

Após a fala de todos, iniciaram-se as palestras: Manejo e conservação do solo com Professor Doutor Júlio César e Agricultura Familiar: Origens e Características com Professor Mestre Paulo Rodrigo Ramos Xavier. Dando continuidade a manhã do I Dia de Campo, o grupo visitou as instalações da instituição passando pelo Aprisco, Sistema de Irrigação, Aviário, Horta e Viveiro.

Com uma pausa para o almoço, deu-se sequência as atividades com novas palestras: produtos biofortificados, galinha caipira, pastagens alternativas na alimentação animal e por fim diálogos entre a UFPI e EFA-VAG.  Ressalta-se que este evento foi realizado em parceria com o Laboratório de Estudos Rurais da UFPI de Bom Jesus.

O dia de campo encerrou-se com uma visita técnica no município de Santa Luz. Pensamos que novos saberes podem ser construídos a partir dos conhecimentos da agricultura familiar e da juventude rural. São sujeitos sociais sendo protagonistas de novas propostas de desenvolvimento.