Pesquisadores e Bolsistas da UFPI realizam visita técnica nas nascentes do Rio Parnaíba e discutem Lei Estadual de Proteção das Nascentes dos Brejos e Riachos no Sul do Piauí

Última atualização em Segunda, 29 de Julho de 2019, 10h13

A Universidade Federal do Piauí (UFPI), através do projeto de extensão Universidade Popular realiza o mapeamento das nascentes dos brejos e dos riachos e o uso dos recursos hídricos na agricultura familiar. Segundo a Profa. Dra. Socorro Silva “a nossa perspectiva é discutir a necessidade de um projeto de lei Estadual de proteção das nascentes, dos riachos e dos brejos na região do Sul do Piauí, a partir da experiência de proteção das nascentes do rio Parnaíba”.

A UFPI realizou nos dias 25, 26, 27 e 28 de julho a expedição pedagógica pelo projeto Universidade Popular que contou com representantes da SEMAR, do ICMBIO e SDR com visita técnica ao Parque das Nascentes, que fica a 80 km do município, na cidade de Barreiras-PI. O projeto de extensão visa compreender os processos de proteção das nascentes e sua importância na garantia no abastecimento de água potável em todo o Estado do Piauí. Segundo, o brigadista Adão, que mora em Barreiras a mais de 40 anos, “os brejos e riachos são fundamentais na capacidade hídrica e na preservação das nascentes e no equilíbrio hídrico dos principais rios: Curriola, Água Quente, Lontra, Pintado”, que são afluentes do Rio Parnaíba.

A parceria da UFPI com a SEMAR e SDR fortalece o desenvolvimento do projeto de extensão e levanta a necessidade do Estado na proposição de projetos alternativos de proteção das nascentes dos brejos e riachos. Segundo a bolsista Onazionir da Silva, que também reside em Barreiras (PI), o projeto de extensão possibilitou a formação sobre os recursos hídricos da região, até mesmo, conhecer o Parque das Nascentes, que apesar de morar em Barreiras não conhecia. A escolha de Barreiras para fazer parte do projeto garante a relação e compromisso social da universidade com a comunidade”. Nesse sentido é de suma importância a integração do poder público em parceria com o projeto de extensão Universidade Popular para dar maior visibilidade aos problemas relacionados às questões hídricas no Estado do Piauí.

Durante a visita técnica fizemos troca dos diálogos entre universidade e comunidade buscando entender a relação dos riachos com os rios, da importância para o meio ambiente e o social. A PREXC tem sido fundamental no apoio aos bolsistas e na presença ativa de acompanhamento e monitoramento do desenvolvimento do projeto. A intenção do projeto é firmar termo de cooperação técnica entre o Governo do Estado (Secretaria Estadual do Meio Ambiente –SEMAR; Secretaria de Desenvolvimento Rural –SDR e EMATER) e UFPI, parceria necessária para apresentação do projeto de lei de proteção das nascentes dos brejos e riachos na região.

Informações: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC-UFPI)

Imagem 1 – Equipe da UFPI, SEMAR e SDR na visita as Nascentes do Rio Parnaíba – Barreiras (PI)ledoc 120190729094419Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem 2 – Brejo de Campo Maior – Uruçuí Vermelho, em Barreiras (PI)ledoc 220190729094644Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem – 3 Percurso - Nascente Rio Parnaíba (Barreiras – PI)ledoc 320190729094735Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem – 4 Percurso - Nascente Rio Parnaíba (Barreiras – PI)
ledoc 420190729094822Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem 5 – Percurso - Nascente Rio Parnaíba (Barreiras – PI)ledoc 520190729094908Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem 6 - Nascente do Rio Parnaíba (Barreiras – PI)ledoc 620190729095134Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem – 7 Nascente do Rio Parnaíba (Barreiras – PI)ledoc 720190729095030Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem 8 – Equipe de Pesquisadores e Bolsistas do Projeto de Extensãoledoc 820190729100415 Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem – 9 Visita a Comunidade da Bolsista PREXC - Brejo da Lagoa (Barreiras – PI)ledoc 920190729095336Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.

Imagem – 10 Visita a Comunidade da Bolsista PREXC - Brejo da Lagoa (Barreiras – PI)ledoc 1020190729095423Fonte: Projeto de Extensão Universidade Popular (PREXC), 2019. Fotógrafo: Thaynan Santos.