Página inicial > Últimas Notícias - CCA > Estudantes de Agronomia e Zootecnia da UFPI participam de visitas técnicas no Sul do Piauí

Última atualização em Segunda, 27 de Março de 2023, 16h10

Ao longo dos dias 20 a 22 deste mês, estudantes dos Cursos de Agronomia e Zootecnia do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Teresina, participaram de quatro visitas técnicas como parte do escopo da disciplina Agricultura Especial I, ministrada pelo professor Dr.Francisco de Alcântara Neto. Durante a visita à Fazenda Escola do Instituto Federal do Piauí (IFPI/Campus Uruçuí – PI), os estudantes puderam observar um experimento que está sendo conduzido por Gabriela Guedes Avelino (bolsista de IC/CNPq do IFPI) sob orientação do Prof. Dr. Wallace de Sousa Leite (IFPI), cujo objetivo é avaliar se a suplementação foliar com silício solúvel pode ter incrementos na produtividade e qualidade de grãos de seis cultivares de soja com variação no grupo de maturação (GM) de 7.9 à 8.6. A recente visita à campo levantou dúvidas sobre a forma mais eficiente de manejar o silício em condições de campo para a cultura da soja, relatou Thâmara Kelly dos Santos Apollo Sousa (estudante do 90 período de agronomiada UFPI). Além disso, a estudante destacou que foi possível reforçar o papel do GM na determinação do ciclo da soja visto em sala de aula, especialmente em regiões de baixa latitude, onde a duração do período vegetativo é mais longa.

visita1.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia na Fazenda Escola do IFPI/Uruçuí-PI

É interessante saber que a visita à Unidade da Bunge em Uruçuí, realizada na manhã última terça-feira, proporcionou aos estudantes uma oportunidade valiosa de conhecer todo o processo produtivo da empresa, desde a recepção da carga até a produção de farelos e óleos, relatou o Prof.Francisco de Alcântara Neto. Além disso, o professor ressaltou a oportunidade de os estudantes entenderem como se dá a formação de preços no setor e o processo de compra e venda da soja no mercado futuro, compreendendo como as empresas do setor tomam suas decisões de negócios e gerenciam seus riscos. Segundo Filipe de Sá Silva, estudante do décimo período agronomia, a visita à Unidade da Bunge em Uruçuí proporcionou aos estudantes uma compreensão mais profunda do setor de agronegócio e seu papel na economia regional e global, além de oferecer uma oportunidade única para aprender com uma empresa líder em sua área de atuação.

visita2.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia em visita à fábrica da Bunge

A visita à Fazenda Progresso, em Sebastião Leal/PI, proporcionou aos estudantes a chance de explorar as atividades do Grupo Progresso no setor do agronegócio, dentre as quais uma Unidade de Beneficiamento de Sementes (UBS) que é responsável por receber, classificar e ensacar até 200 sacas por hora. Além disso, da capacidade estática para armazenar 250.000 sacas em câmaras frias com temperatura e umidade controladas. Além disso, os estudantes visitaram um campo onde estão sendo realizadas pesquisas para avaliar o desempenho de alguns cultivares de soja para as condições e da foclimáticas da região. Juliana de Oliveira Sousa (estudante do 70 período de agronomia) ressaltou que a Fazenda Progresso é um exemplo de como as empresas podem investir em tecnologia e inovação paraaumentar a eficiência e produtividade.

visita3.png

Estudantes de Agronomia e Zootecnia em visita ao campo de avaliação de cultivares de soja na Fazenda Progresso

E para fechar o rol de visitas técnicas, os estudantes tiveram a oportunidade de participar do 20 Dia de Campo da JL Consultoria, na Fazenda Colibri, em Uruçuí/PI. Essa experiência pode ter sido muito enriquecedora para os alunos, pois eles puderam ampliar sua rede de contatos e fazer conexões com profissionais da área de diversas empresas do setor agrícola. O Prof. Alcântara enfatizou que essas visitas técnicas proporcionam aos estudantes a oportunidade de conhecerem in loco as atividades agrícolas e zootécnicas desenvolvidas na região, além de conhecerem tecnologias e práticas inovadoras no setor.

Por fim, o professor e coordenador da viagem ressaltou a importância da UFPI em continuar investindo em atividades práticas e a incentivar a participação dos estudantes em visitas técnicas e outras atividades extracurriculares, a fim de proporcionar uma formação mais completa e prepara-los para os desafios da vida profissional.

visita4.png

registrado em: ,