Página inicial > Últimas Notícias - CCA > UFPI e Embrapa discutem parceria para criação de unidade de ensino em Campo Maior

Última atualização em Sexta, 07 de Julho de 2023, 11h04

WhatsApp_Image_2023-07-06_at_17.42.32.jpeg

Reunião aconteceu no Salão Nobre da Reitoria

Nesta quinta-feira (6), o Reitor da Universidade Federal do Piauí, Gildásio Guedes, recebeu o Chefe-Geral da Empresa Brasileira de Agropecuária (Embrapa Meio Norte), Anísio Lima, para iniciar tratativas de instalação de uma estrutura de ensino, inicialmente voltada para a área técnica, na cidade de Campo Maior. A reunião expôs o diálogo de aproximação entre os dois órgãos, em que a Embrapa se comprometeria em ceder parte de uma propriedade rural que possui no município para que a UFPI transforme em Fazenda Escola e, posteriormente, faça sua expansão acadêmica.

WhatsApp_Image_2023-07-06_at_17.42.31.jpeg

Reitor da UFPI, Gildásio Guedes

Durante a reunião, o Reitor Gildásio Guedes aproveitou para dialogar sobre os benefícios da parceria e destacar o objetivo da expansão da UFPI para Campo Maior. “A Embrapa aceitou nosso convite de parceria para estabelecermos uma unidade de ensino técnico em Campo Maior com a finalidade de estender a educação e trabalhar cursos na área do Agronegócio, Agricultura Familiar, Sustentabilidade e Zootecnia”, pontuou.

WhatsApp_Image_2023-07-06_at_17.42.31_1.jpeg

Chefe-Geral da Embrapa, Anísio Lima

Para o Chefe-Geral da Embrapa, Anísio Lima, a parceria está mais do que confirmada. Para ele, o trabalho em conjunto irá levar desenvolvimento para a comunidade da região dos Carnaubais. “A Embrapa já é parceira da UFPI e estamos aqui hoje com o objetivo de firmar intenção de uma nova parceria. Neste caso, com foco no desenvolvimento educacional e com o compromisso de levar essa oportunidade de ensino para toda comunidade da região dos Carnaubais, promovendo o crescimento da sociedade piauiense como um todo”, enfatizou.

O Diretor Administrativo da PRAD, Alberto Dias, conta quais serão os próximos passos rumo à instalação da unidade. “Nosso próximo passo é enviar a manifestação de interesse de receber esse imóvel da Embrapa para começar os trâmites legais. Paralelo a isso, aqui na Universidade, vamos formar uma comissão, ficará encarregada da elaboração do projeto arquitetônico, projeto curricular, quais cursos vão ser instalados, bem como realizar análise de mercado a fim de verificar as demandas da cidade de Campo Maior”, afirmou.

Também estiveram presentes na reunião o Pró-Reitor de Planejamento e Orçamento, Prof. Luís Carlos Sales; o diretor do Centro de Ciências Agrárias, Willams Costa Neves; e o professor do Departamento de Zootecnia do CCA, Acrísio de Miranda Sampaio.

Ainda segundo o diretor administrativo, a atual gestão da UFPI tomou ciência da existência de um imóvel rural, de propriedade da Universidade, localizada na zona rural de Campo Maior, de 90 hectares, e que foi doada pelo Ministério da Agricultura. A UFPI está disposta a reaver esse espaço e realizar melhorias na estrutura para futuramente somar à unidade de ensino que será localizada nas terras a serem cedidas pela Embrapa.

Fonte: www.ufpi.br

registrado em: ,